Última alteração: 2019-10-15
Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê que o foco da ação pedagógica nos primeiros dois anos do ensino fundamental deve ser a consolidação do processo de alfabetização. Assim, por meio do Programa Mais Alfabetização, o Governo oferece apoio técnico por meio da seleção de um Assistente de Alfabetização que deve auxiliar o trabalho do professor alfabetizador, conforme seu planejamento, para fins de aquisição de competências de leitura, escrita e matemática por parte dos estudantes. Desta forma, o presente trabalho se propõe a investigar o impacto do Programa Mais Alfabetização no processo de alfabetização das crianças de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Aurélio Bento Salgado situada na região da zona da mata rural do município de Piraúba, em Minas Gerais, desenvolvido no ano de 2018. É de extrema importância analisar e avaliar o programa, gerando evidências para seu aperfeiçoamento e para qualificá-lo como uma estratégia eficaz de potencializar os resultados além de assegurar a efetivação do direito à educação de qualidade. Para atingir esse objetivo, desenvolveu-se um trabalho de cunho qualitativo que contemplou em sua metodologia uma pesquisa documental para conhecimento do programa e da escola, e a aplicação de um questionário aplicado para o Diretor e à professora regente de turma. Com o trabalho analisamos e concluímos que as finalidades do programa foram alcançadas. Evidenciamos ainda que a escola, no decorrer do desenvolvimento do Programa e através das avaliações realizadas, planejou e programou intervenções pedagógicas necessárias; que segundo os entrevistados, um acompanhamento pedagógico específico, como o que o programa proporciona, contribui com a alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental; identificamos que o programa contribui para a prevenção ao abandono, à reprovação, à distorção idade/ano, mediante a intensificação de ações pedagógicas voltadas ao apoio e fortalecimento do processo de alfabetização; e por fim, apuramos evidências para o aperfeiçoamento do Programa, tais como maior tempo de desenvolvimento, aumentando a carga horária de trabalho e melhorando a remuneração dos Assistentes de Alfabetização. Fundamentalmente, o Programa Mais Alfabetização reconhece que o professor alfabetizador tem papel fundamental nesse complexo processo e é que ficou evidenciado neste estudo de caso.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Programa Mais Alfabetização. Intervenção Pedagógica.