Última alteração: 2019-10-15
Resumo
Este trabalho consiste em evidenciar a importância dos jogos lúdicos para auxiliar no aprendizado de frações, considerando o 4º e 5º ano de escolas da rede municipal e estadual das cidades de Tocantins e Ubá MG. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa de cunho qualitativo, descritiva, em três escolas da rede municipal e estadual de ensino objetivando obter informações sobre os métodos utilizados pelos professores e qual é a relação dos alunos com as frações. Foram aplicados questionários às professoras para investigar quais os tipos de jogos mais utilizados e identificar como os alunos reagem na prática de jogos em sala de aula para estudar frações. As perguntas fechadas do questionário foram organizadas em gráficos. Concluiu-se que os jogos funcionam como uma ferramenta que auxilia na transmissão de conhecimento de frações matemáticas para as crianças, além de desenvolver o raciocínio e tornar o aprendizado de frações, antes desmotivante e desinteressante, divertido e interessante. No entanto, detectou-se que existe um problema por parte dos professores que, muitas vezes, não os utilizam.
Palavras-chave: Frações; matemática; jogos lúdicos; ensino; aprendizagem.