Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

Tamanho da fonte: 
O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DE ESCOLAS DA CIDADE DE UBÁ-MG
Lara Pinheiro de Paula, Ludmilla Carneiro Araújo, Adriane Sales, Giovana Costa Maria

Última alteração: 2019-10-15

Resumo


O objetivo geral deste estudo consiste em analisar a opinião das professores sobre o uso do livro didático nas escolas de Educação Infantil da rede municipal da cidade de Ubá – MG, uma vez que foi implantado recentemente, em 2018. Quanto à metodologia, classifica-se como pesquisa qualitativa e estudo de caso, pois investigou o caso específico das escolas de uma cidade. Como técnica de coleta de dados, utilizou-se entrevista e questionário. Com base nos resultados, foi possível concluir que o livro didático é uma ferramenta rica, mas não deve ser utilizado em exagero na Educação Infantil, pois há a dificuldade por parte dos alunos de manuseá-lo, encontrar as páginas e realizar as atividades sem a ajuda da professora. Isso faz com que se perca muito tempo na realização de atividades dos livros e falte tempo para atividades como brincadeiras, jogos, atividades no parquinho, atividades lúdicas, dentre outras. Outro ponto a ser considerado foi a falta de preparação das professoras para utilizar o livro, uma vez que não houve um treinamento para isso.

Palavras-chave: livro didático, educação infantil, atividades lúdicas.