Última alteração: 2019-10-15
Resumo
Introdução: A palavra suicídio é originária do latim "sui caedere", caracterizando-se como ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte (CORREA e BARRERO, 2006). O suicídio possui determinantes multifatoriais e se resulta de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos, socioambientais, culturais e genéticos (OMS, 2014). Pesquisas têm demostrado que antes do indivíduo chegar a suicidar-se, ele por vezes realiza a automutilação e segundo Andrade e colaboradores (2019), como temos a nível nacional problemas relacionados a nossa conjuntura social e organizacional enquanto sociedade, temos o aumento significativo dos casos de suicídio. Atualmente o suicídio figura como uma questão global, sobretudo entre os jovens, pois segundo a Organização Mundial da Saúde (2014) é a segunda causa de morte mais comum na faixa etária de 15 a 29 anos. Enfatizasse que atualmente com o advento tecnológico e das múltiplas mídias sociais as relações e sentimentos tornaram-se fluidos, e estamos em um tempo imediatista, onde as pessoas se expõe afim de encontrarem pessoas que compartilham das mesmas ideias e pensamentos (ANDRADE et al., 2019). Nesta perspectiva, esse trabalho quer compreender como as é a veiculação de postagens relacionadas a autolesão em blogs. Tal abordagem se impõe, visto que, mensagens e postagens em redes sociais podem atingir uma grande audiência e acabar levando um potencial suicida ao ato (KHAN, DAUD e MALIK, 2015). Assim, este, almeja gerar dados subsidiadores de ações preventivas do suicídio em ambientes virtuais. Objetivo: Analisar as postagens mais populares concernentes a autolesão em blogs. Método: Trabalho qualitativo, realizado por meio da plataforma TUMBLR®. Utilizando-se na aba “Busca” o termo “automutilação”. A coleta ocorreu no mês de agosto do ano de 2019 e foi feita individualmente por 2 pesquisadores, que após captarem as postagens por meio de um roteiro confeccionado pelos mesmos. Realizaram a análise das mesmas por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin. Por uma questão de conveniência, os autores analisaram as 100 postagens mais populares. As postagens do Tumblr são dados públicos e de acesso gratuito. O anonimato dos blogueiros foi mantido no estudo, que também seguiu todas as recomendações relativas à pesquisa envolvendo seres humanos propostas pelas legislações brasileiras e pela Declaração de Helsinque. Resultados: A análise das postagens no presente, evidenciou que para os blogueiros a automutilação gera alívio de dor emocional e oportuniza a libertação de sentimentos como: incapacidade, desesperança, amargura, desamparo, e baixa autoestima. Observa-se também nas postagens a negligência vivenciada pelos blogueiros, trazendo à tona uma explanação relacionada ao comportamento suicida. Enfatizamos que a automutilação não possui intencionalidade suicida, porém a literatura à coloca como fator preditor para o comportamento suicida. Nas postagens, também se evidencia, a oferta de apoio por parte de blogueiros para outros que necessitem e concomitantemente a demanda de apoio no ambiente virtual. Conclusão: Faz-se fundamental, estruturar ações preventivas de comportamento auto lesivo em ambiente virtual e real. Sobretudo pelo fato de termos encontrado em nossa análise conteúdo ambíguo na internet relacionado a autolesão e ao suicídio, tendo tanto informações preventivas como pró-suicidas. Logo sugere-se a realização de novos estudos afim da completa elucidação deste fenômeno. Ademais, este pode auxiliar profissionais na conduta clínica, uma vez que oportuniza novos conhecimentos relacionados ao comportamento virtual de praticantes de automutilação.
Palavras-chave: Suicídio. Blog. Prevenção do Suicídio.
REFERÊNCIAS:
ANDRADE, João Vitor. et al. Ansiedade um dos problemas do século XXI. Revista de Saúde ReAGES, v. 2, p. 34-39, 2019. Disponível em: <http://npu.faculdadeages.com.br/index.php/revistadesaude/article/view/220>. Acesso em: 04 set. 2019.
CORREA, Humberto; BARRERO, Sergio Perez. Suicídio: uma morte evitável. São Paulo: Atheneu, 2006. 250 p.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Preventing suicide: a global imperative. Geneva: WHO, 2014. Disponível em: http://www.who.int/mental_health/suicide-prevention/world_report_2014/en/. Acesso em: 04 set. 2019.
KHAN, H. U., DAUD, A., & MALIK, T. A. (2015). MIIB: A Metric to Identify Top Influential Bloggers in a Community. PLOS ONE, 10(9), e0138359. Disponível em: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0138359. Acesso em: 04 set. 2019.