Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

Tamanho da fonte: 
EFEITOS DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE COM EXERCÍCIOS CALISTÊNICOS NA CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA
Luís Fillipe Oliveira Ribeiro, Paôlla Bárbara Silva Oliveira, Alexandre Augusto Macedo Correa, Sabrina Fontes Domingues, Gustavo Leite Camargos

Última alteração: 2019-10-14

Resumo


Introdução

A inatividade física tem se tornado um grande problema para a saúde pública e na tentativa de promover maior adesão à prática de atividade física, alguns métodos de treinamento que necessitam de pouco tempo para a sua prática estão ganhando popularidade na mídia, como é o caso de exercícios utilizando o próprio peso do corpo com metodologia de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT).

Objetivos

Frente à escassez de estudos nesta área, a presente pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos de 10 semanas de intervenção de HIIT com exercícios calistênicos no VO2máx dehomens destreinados.

Métodos

O projeto foi encaminhado e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da FAGOC sob o parecer nº 3.005.546 e faz parte do programa de Iniciação Científica oferecido pela FAGOC. Para a pesquisa, foram selecionados 13 homens (22,31±4,15 anos) de forma aleatória, randomizados em dois grupos sendo o Grupo Controle (GC) (n=5) e o Grupo Intervenção (GI) (n=8). Para todos os participantes foram coletados dados antropométricos e aferido pressão arterial e frequência cardíaca em repouso. Além disso, todos realizaram o teste de banco proposto por McArdle e Katch (2016) para estimar o VO2máx. Estes procedimentos foram realizados em dois momentos (pré e pós -intervenção). Os integrantes do GI participaram de um programa de 10 semanas de treinamento HIIT utilizando o protocolo de Tabata com exercícios calistênicos, três vezes na semana com duração de 4 minutos (8 séries de 20s esforço máximo e 10s descanso passivo), enquanto o GC foi orientado a continuar suas atividades de vida diária normalmente. Os exercícios realizados foram burpee, montain climbers, jumping jacks e squat and thrusts.

Resultados

Apesar de não ter havido diferença significativa (p>0,05) entre as variáveis avaliadas, o VO2máx do GI apresentou um effect size considerado grande (0,88), indicando alta magnitude nas diferenças entre os momentos PRÉ (41,87±5,30 ml/kg/min) e PÓS (46,97±6,15 ml/kg/min).

Conclusão

Um programa de treinamento intervalado de alta intensidade com curta duração, composto por exercícios calistênicos com duração total de 10 semanas parece contribuir para a melhora do condicionamento cardiorrespiratório em homens destreinados.