Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

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Bullying: um trabalho de campo
George Luiz Alvez, Romário Machado Ferreira

Última alteração: 2019-10-17

Resumo


O crescente aumento da violência escolar tem sido apresentado por vários autores como um dos relevantes conflitos enfrentados pela comunidade escolar na atualidade. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo analisar o Bullying no contexto escolar. Esta pesquisa observacional de caráter quantitativo, descritivo, exploratório, foi desenvolvida de modo transversal e tem como objetivo investigar a ocorrência do Bullying dentro do espaço escola. Foram realizadas 23 entrevistas, com 15 perguntas relacionadas ao Bullying, com jovens entre 16 e 20 anos de idade. Os resultados dessa pesquisa apresentou que o Bullying é um fenômeno muito presente no cotidiano dos adolescentes. Quando indagados sobre sofrer com o Bullying 56% dos nossos entrevistados sofreram algum tipo de Bullying. Já sobre o local 72% na escola. Além disso, 67% presenciaram outros adolescentes serem vitimados por esse tipo de violência. O Bullying no ambiente escolar é uma temática importante, pois seus malefícios não se restringem apenas aos agressores e suas vítimas. Aqueles que testemunham práticas de Bullying também sofrem. Os educadores, as famílias também estão envolvidas. Sendo assim, torna-se urgente para toda comunidade escolar compreender os mecanismos que dão sustentação aos comportamentos violentos, reconhecer suas manifestações que se diferenciam de brincadeiras típicas da idade e elaborar estratégias de enfrentamento e, principalmente, de prevenção ao Bullying no ambiente escolar.  É importante que as escolas incentivem seus alunos a denunciarem o Bullying e que ofereçam ajuda para que eles possam enfrentar e superar a violência. Os jovens apresentam cada vez mais consciência sobre o Bullying, mas ainda é necessário que procurem o diálogo com escola e família, além do suporte profissional.