Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

Tamanho da fonte: 
O bullying no ambiente escolar
Romário Machado Ferreira, George Luiz Alves

Última alteração: 2019-10-15

Resumo


continua e proposital envolvendo um ou mais indivíduos. No presente trabalho foi realizado uma revisão bibliográfica, básica e transversal. As pesquisas ocorreram no mês de abril a junho de 2019 nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo e BVSpsi. Como descritores, foram utilizados: bullying físico, bullying verbal, bullying relacional, cyberbullying. O bullying é um tema muito abordado na área educacional, sendo capaz de influenciar as pessoas de forma positiva e negativa. A positiva refere-se as intervenções acerca do ato do bullying, buscando conscientização na cultura escolar. Já a negativa, fundamenta-se na negligência das intervenções escolares intensificando cada vez mais o adoecimento do sujeito. Os resultados indicam hegemonia de estudos descritivos e correlacionais sobre a temática do bullying em ambiente escolar publicados recentemente no Brasil. Sendo assim, a revisão cientifica permitiu compreender que o bullying é um fator histórico e que permeia todas as camadas sociais. Destacando que além de perturbador para que sofre as demais violências aqui apresentadas, as vítimas ainda são corrompidas pela ausência de autonomia e na violação dos direitos.