Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

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QUALIDADE DE VIDA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Igor Masala Lopes, Elizângela Fernandes Ferreira Santos Diniz, Renata Aparecida Rodrigues de Oliveira

Última alteração: 2019-10-15

Resumo


O termo qualidade de vida (QV) é subjetivo, considerado um método para verificar como as pessoas percebem o bem-estar físico, mental e social. Nota-se que na área da docência, por apresentar inúmeros fatores estressantes, pode ter afetada sua QV. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a relação entre a carga horaria e a QV dos professores de uma cidade do interior de Minas Gerais. Trata-se de um estudo descritivo de corte transversal, desenvolvido entre junho e julho de 2019, realizado com 46 professores da cidade de Guidoval-MG. Foi aplicado o Questionário World Health Organization Quality of Life/brief (WHOQOL/breve) para avaliar a QV dos docentes, com seus respectivos domínios (físico, psicológico, meio ambiente e relações sociais. Os avaliados apresentaram idade média de 41,93+ 8,57 anos, carga horária de trabalho semanal de 28,67+ 10,93 horas e tempo de atuação profissional de 17,36+ 10,51 anos. O escore médio da QV geral foi de 71,29+ 7,77 pontos, com maiores valores para os domínios “relações sociais” e “meio ambiente”, e  uma redução na média do domínio “Físico e Psicológico”. Encontrou-se uma correlação fraca entre o domínio do meio ambiente e tempo de atuação (r= 0,308; p<0,05). Assim, conclui-se que os professores apresentaram menores valores nos domínios físico e psicológico, porém a carga horária não se correlacionou com QV dos mesmos.

Palavras-chave: Saúde; qualidade de vida; professores.