Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

Tamanho da fonte: 
EFEITOS DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE COM EXERCÍCIOS CALISTÊNICOS NA CAPACIDADE CARDIORRESPIRATÓRIA
Luís Fillipe Oliveira Ribeiro

Última alteração: 2019-10-16

Resumo


Introdução

A inatividade física tem se tornado um grande problema para a saúde pública e na tentativa de promover maior adesão à prática de atividade física, alguns métodos de treinamento que necessitam de pouco tempo para a sua prática estão ganhando popularidade na mídia, como é o caso de exercícios utilizando o próprio peso do corpo com metodologia de treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT).

Objetivos

Frente à escassez de estudos nesta área, a presente pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos de 10 semanas de intervenção de HIIT com exercícios calistênicos no VO2máx dehomens destreinados.

Métodos

O projeto foi encaminhado e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da FAGOC sob o parecer nº 3.005.546 e faz parte do programa de Iniciação Científica oferecido pela FAGOC. Para a pesquisa, foram selecionados 13 homens (22,31±4,15 anos) de forma aleatória, randomizados em dois grupos sendo o Grupo Controle (GC) (n=5) e o Grupo Intervenção (GI) (n=8). Para todos os participantes foram coletados dados antropométricos e aferido pressão arterial e frequência cardíaca em repouso. Além disso, todos realizaram o teste de banco proposto por McArdle e Katch (2016) para estimar o VO2máx. Estes procedimentos foram realizados em dois momentos (pré e pós -intervenção). Os integrantes do GI participaram de um programa de 10 semanas de treinamento HIIT utilizando o protocolo de Tabata com exercícios calistênicos, três vezes na semana com duração de 4 minutos (8 séries de 20s esforço máximo e 10s descanso passivo), enquanto o GC foi orientado a continuar suas atividades de vida diária normalmente. Os exercícios realizados foram burpee, montainclimbers, jumpingjacks e squatandthrusts.

Resultados

Apesar de não ter havido diferença significativa (p>0,05) entre as variáveis avaliadas, o VO2máx do GI apresentou um effectsize considerado grande (0,88), indicando alta magnitude nas diferenças entre os momentos PRÉ (41,87±5,30 ml/kg/min) e PÓS (46,97±6,15 ml/kg/min).

Conclusão

Um programa de treinamento intervalado de alta intensidade com curta duração, composto por exercícios calistênicos com duração total de 10 semanas parece contribuir para a melhora do condicionamento cardiorrespiratório em homens destreinados.