Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol IV (2019)

Tamanho da fonte: 
PARTICIPAÇÃO EM UM CURSO DE BIOINFORMÁTICA APLICADA A ONCOLOGIA MOLECULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
João Vitor Andrade, Yasmin Santos Colucci, Milena Giulia Gonçalves, João Pedro Cavalcante Simões, Danrley Oliveira Carneiro, Caroline Miho Shibuya, Aléxia Polo Siqueira

Última alteração: 2019-10-15

Resumo


Introdução: Atualmente o câncer representa um crescente problema de saúde pública e estimativas demonstram que em alguns países um a cada três indivíduos desenvolverão a doença (IARC, 2018). Sendo então necessário o desenvolvimento e implementação de novas pesquisas com o intuito de melhorar os tratamentos e os prognósticos. Nesse contexto tem-se a bioinformática que mescla conhecimentos de múltiplas áreas do saber, tais como: biologia, ciência da computação, engenharia genética, física, matemática e química para obter informações que auxiliem no desenvolvimento e processamento de dados (ALVES; TAVARES; SANTOS, 2009). Estes então, culminarão em softwares que tenham capacidade de distinguir diferentes genes, prever a configuração tridimensional de proteínas, identificar inibidores de enzimas, simular células, agrupar proteínas homólogas, montar árvores filogenéticas, analisar experimentos de avaliação da expressão gênica entre outras aplicações, tendo como resultado, desde mapeamentos genéticos a diagnósticos cada vez mais rápidos e mais precisos (ALVES; TAVARES; SANTOS, 2009). Ante ao supracitado o Hospital de Amor (Barretos - SP), durante o V Curso de Inverno em Oncologia Molecular, realizou um minicurso de Bioinformática aplicada a Next Generation Sequence Objetivo: descrever a experiência de discentes da área da saúde em relação a participação em um curso de bioinformática aplicada a oncologia molecular. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. O minicurso ocorreu no Hospital de Amor em Barretos - SP, sendo realizado em duas etapas, na primeira etapa, realizou-se uma explanação teórica sobre o conceito, aplicações e potencialidades da bioinformática.  A segunda etapa, consistiu na demonstração prática, com o uso de softwares e ferramentas por parte dos discentes participantes do minicurso. A duração do mesmo foi de 4 horas e contou com a participação de 40 pessoas, dentre estas, estavam discentes e profissionais de biologia, biomedicina, farmácia, medicina veterinária, medicina biotecnologia e enfermagem. Resultados: em suma, foi possível com este minicurso, perceber a importância de abordar a presente temática, sobretudo pela relevância da mesma para a prática clínica dos profissionais de saúde, bem como para o avanço técnico científico no diagnóstico e tratamento do câncer. Conclusão: nesse sentido espera-se que esse relato de experiência contribua de modo geral para a divulgação do V Curso de Inverno em Oncologia Molecular e também da bioinformática, uma vez que a experiência descrita aumentou o leque de possibilidades para os participantes e explicitou novas possibilidades em relação a área de atuação dos mesmos, e em pesquisa na temática oncologia.

Palavras-chave: bioinformatica; oncologia molecular; curso de inverno.

Referências:

ALVES, D.; TAVARES, M.; SANTOS, S. P. Bioinformática, ciência e tecnologia, 2009. Disponível em: < https://www.webartigos.com/artigos/bioinformatica-ciencia-e-tecnologia/25517>.

IARC. International Agency for Research on Cancer. Latest global cancer data. Disponível em: < https://www.iarc.fr/wp-content/uploads/2018/09/pr263_E.pdf >.