Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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A IMPORTÂNCIA DO COTIDIANO NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Thais da Silva Guizilini, Ana Amélia de Souza Pereira, Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha

Última alteração: 2018-10-24

Resumo


Introdução: A matemática se faz presente em diferentes situações, como na arte, na música, nas histórias, nas brincadeiras e em jogos infantis. Partindo da premissa que a matemática é apresentada desde a infância, cabe ao professor utilizar recursos de forma lúdica, a fim de tornar a disciplina atrativa para as crianças. Para isso existem situações presentes no cotidiano da criança, as quais podem ser explorados para instigar a curiosidade e o interesse. Dentre os recursos é possível citar alguns, como, música, livro, história infantil, encarte de revista, brinquedo e jogos pedagógicos. É de suma importância que o professor perceba, que pode utilizar diferentes estratégias na educação infantil, de forma incentivar o interesse pela matemática na criança. Objetivo: Este estudo tem por objetivo investigar as possibilidades do ensino da matemática através do cotidiano da criança. Metodologia: Para o desenvolvimento do trabalho se utilizou uma abordagem de pesquisa qualitativa, e em relação a obtenção das informações a pesquisa é do tipo exploratória. Resultados e discussão: É importante entender que o uso diário da matemática para a criança deve se tornar prazeroso e compreensível, desta forma, é possível vencer etapas e avançar no processo de ensino aprendizagem. O cotidiano oferece diferentes possibilidades para atividades a serem exploradas em situações envolvendo contagem, medição e estimativa. Para isto, educadores buscam no cotidiano da criança formas de ensinar considerando sua vivência real. A pesquisa realizada apresenta diferentes momentos em que a matemática é utilizada, como na divisão do lanche com os amigos, na distribuição dos biscoitos as crianças são convidadas a apresentarem através dos dedos quantos ganhou, ou a quantidade de seu interesse, também quando aprendem a responder sua idade mostrando os dedos.  Apesar de tantas possibilidade de ensinar a matemática, é comum em crianças já na fase escolar, alunos que não possuem habilidades com a disciplina. A criança que não consegui atribuir conhecimento prático ao interpretar um problema, ou realizar uma operação básica, pode criar repulsa e deixar de se interessar pelo assunto. Conclusão: A matemática deve estar presente de forma consolidada na vida das crianças, não apenas quando iniciam sua vida escolar na educação infantil, mas a família também é responsável por auxiliar neste desenvolvimento. Através dos conhecimentos matemáticos a criança irá ampliar suas habilidades e terá possibilidade de resolver problemas, agir de forma crítica, irá aprender a questionar e argumentar de forma lógica. Quando se trata da escola o educador é o responsável por levar questões da vida diária, a fim de favorecer o desenvolvimento emocional, intelectual e social na criança.


Palavras-chave


Cotidiano da criança, Matemática, Educação infantil.