Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Cristina Benta de Carvalho, Ana Amélia de Souza Pereira, Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha

Última alteração: 2018-10-24

Resumo


Introdução: Com o novo cenário de desenvolvimento tecnológico as escolas também participam do processo, fazendo uso dos recursos da tecnologia em suas diferentes necessidades como, gestão escolar, aulas dinâmicas, comunicação com professores, pais e alunos, entre diversas possibilidades que as ferramentas podem proporciona. Neste contexto os jogos digitais são inseridos no processo de ensino aprendizagem como uma ferramenta que pode auxiliar na de alfabetização, na construção de conhecimentos, na coordenação motora e no raciocínio lógico. O professor precisa saber utilizar os recursos de forma dinâmica em busca de proporcionar o interesse por parte dos alunos, a fim de desenvolver uma aula de qualidade. A utilização dos jogos digitais na educação pode ser uma forma de atrair, despertar para o interesse em novos conhecimentos. Objetivo: Diante da atual realidade vivenciada, este trabalho tem como objetivo, pesquisar o uso dos jogos digitais utilizados em sala de aula para a educação infantil. Metodologia: A metodologia utilizada se trata de uma pesquisa exploratória, com o foco em buscar informações acerca dos jogos digitais utilizados em sala de aula para o ensino das crianças. Resultados e discussão: O jogo digital está cada vez mais presente na vida das crianças, desde pequenas fazem uso de aparelhos como, smartphone, computadores e outros dispositivos eletrônicos. Com a facilidade de aparelhos que utilizam a tela sensível ao toque, a criança não precisa ser alfabetizada para se divertir através destes. Alguns jogos possibilitam o desenvolvimento de ensinamentos básicos sobre a linguagem e a lógica, outros já possibilitam o desenvolvimento da coordenação motora, existem jogos simples que podem ser empregados para o reconhecimento de letras e números, desafios envolvendo a memória, ensino de melodias em instrumentos virtuais. A internet é uma fonte rica no que se diz respeito a busca por jogos e simuladores, mas se deve levar em consideração que nem todo jogo digital pode ser considerado um software educacional. É importante considerar alguns pontos na escolha do jogo que será utilizado, como, público alvo, a forma de utilização, verificar se existe material de suporte, além das possibilidades que o jogo proporciona em relação a criatividade, a imaginação, o raciocínio e o trabalho em grupo. Através da pesquisa realizada, um recurso que apontou potencialidade são os óculos utilizados para a realidade virtual. Estes óculos se tornaram uma alternativa de baixo curto, através desta possibilidade a criança é inserida em um ambiente que utiliza efeitos visuais, sonoros e até táteis. A realidade virtual possibilita a imersão completa em um ambiente simulado, com ou sem interação do usuário, o que permite ser utilizada de forma atrativa na escola para o ensino de diferentes conceitos acerca da ciência, história, geografia. Conclusão: Através da pesquisa realizada é possível verificar que a tecnologia já faz parte da realidade da criança, que se utiliza de computadores, smartphone e equipamentos eletrônicos para sua distração. Mas ainda existe muito a ser explorado em relação ao uso dos jogos digitais em sala de aula. A tecnologia se desenvolve a cada dia, mas é preciso preparar de forma adequada os gestores e professores para uso e implantação, não só dos jogos digitais em sala de aula, mas de recursos tecnológicos de forma geral. Não existe a pretensão neste trabalho de esgotar o tema discutido, mas de encontrar novas formas de aplicar os recursos dos jogos digitais em sala de aula, mesmo porque recursos novos nascem a todo momento e com isto, novas possibilidades podem ser exploradas para o ensino aprendizagem.


Palavras-chave


Jogos digitais, Tecnologia na educação, Educação infantil.