Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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A TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA INCLUSÃO DA CRIANÇA EM SALA DE AULA
Andresa de Mello Orsini, Andrielle Zaneli Costa, Karoline Silva Ferrete, Dayane Fernandes Martins, Selene Queiroz, Ana Amélia de Souza Pereira, Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha

Última alteração: 2018-10-24

Resumo


Introdução: A tecnologia Assistiva são recursos que auxiliam na inclusão dos alunos em sala de aula. Nas escolas ela está presente em diversas formas como qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado, em série ou sob medida, utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência. Vale ressaltar que, a acessibilidade é uma questão importante ao se tratar da educação inclusiva, deve incluir crianças com deficiência, e outras com mobilidade reduzida, podendo ser em caráter permanente ou temporário. O ambiente escolar deve ter aliado em suas atividades diárias tanto a tecnologia assistiva quanto a acessibilidade. Em relação a acessibilidade a escola deve estar adequada para atender os alunos com porta ajustada para cadeira de rodas, rampas, piso tátil, barras de apoio. Ao abordar a Tecnologia Assistiva no ambiente escolar, surgiram para melhorar a capacidade física dos alunos, de forma especial, para auxiliar o aprendizado do aluno que não consegue executar atividades que seriam corriqueiras, como pegar um copo, digitar num teclado, utilizar o lápis, a caneta. É importante que o professor use diferentes alternativas educacionais para atender as necessidades individuais de seus alunos, com a Tecnologia Assistiva, é possível um melhor atendimento educacional aos alunos com deficiência, podendo ser um instrumento de inclusão, por auxiliar nas dificuldades funcionais para a realização de atividades dentro do ambiente escolar. Objetivo: Este trabalho tem por objetivo identificar as aplicações das tecnologias assistivas encontradas na literatura, para uso em sala de aula juntamente às crianças. Metodologia: Esta pesquisa é exploratória, pois tem o propósito de realizar um levantamento de estudos acadêmicos sobre a temática tecnologia assistiva, tendo por base seu uso na educação infantil. Resultados e discussão: A pesquisa realizada possibilitou conhecer uma série de produtos e materiais que poderão ser utilizados na realidade da escola, a fim de favorecer o desempenho autônomo e independente da criança para realização de suas tarefas diárias, ou até mesmo facilitar a vida das crianças em situação de dependência de auxílio em atividade como, alimentação. Foram encontradas abordagem que tratam de talheres modificados, sendo possível fixar este à mão, também anteparo de alimentos no prato. Entre os materiais escolares são diversas as possibilidades a serem exploradas, aranha mola para fixação da caneta, pulseira de imã estabilizadora da mão, plano inclinado, engrossadores de lápis, virador de página por acionadores. A presença dos computadores possibilita levar às criança recursos essenciais para sua inclusão. Ao se tratar dos computadores, existem possibilidades tanto em nível de hardwares como softwares adaptados para diferentes necessidades. Crianças com privações sensoriais poderão fazer uso de softwares que darão apoio à necessidade visual e auditiva, já em relação a privação motora existem hardwares como dispositivos de entrada, sendo eles mouse, teclados e acionadores, entre os dispositivos de saída se encontram os emissores sons, dispositivos para apresentação de imagens e recursos acionados pelo toque. Exemplos destes equipamentos podem ser encontrados através de softwares que fazem a leitura de tela, outros que ajustam as cores e também o tamanho da fonte (efeito lupa), impressoras braile e linha braile, e também impressão em relevo. A inclusão pode acontecer ainda através das próteses, as quais são peças artificiais destinadas a substituir uma parte ausente do corpo. Para as crianças com dificuldade de manter uma postura estável, existem os recursos que auxiliam e estabilizam a postura, como é o caso dos estabilizadores ortostáticos. Já a mobilidade tem o apoio de uma série de equipamentos como, a bengala, andadores, carrinhos, muletas, cadeiras de rodas que podem ser tanto manuais como elétricas. A tecnologia assistiva quando explorada adequadamente no ambiente escolar, pode garantir a inclusão da criança e levar conforto em sua prática diária. Conclusão: A sala de aula para a criança deve ser um ambiente acolhedor, espaço importante para sua integração social, na busca de garantir uma boa convivência com outras pessoas. Este espaço deve levar além do aprendizado, conforto não só para alunos com deficiência, mas para todos envolvidos, com o objetivo de criar uma interação. As tecnologias assistivas são recursos importantes para auxiliar a interação no ambiente escolar, servem de suporte e poderão ser adequadas às diferentes necessidades.


Palavras-chave


Tecnologia assistiva, Educação inclusiva, Educação infantil.