Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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O MATERIAL CONCRETO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Camilla Capryth Firmino Pereira, Ana Amélia de Souza Pereira, Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha

Última alteração: 2018-10-24

Resumo


Introdução: Para o ensino da matemática junto as crianças somente o método tradicional não é o suficiente, o professor como centro das atenções e o aluno um expectador.  Isso não significa que o professor deve ficar assentado enquanto as crianças ficam inteiramente só, mas vale ressaltar a importância de seu papel como um conciliador e incentivador no processo de ensino aprendizagem do aluno. O lúdico é importante no aprendizado das crianças, faz com que elas se divirtam ao aprender o conteúdo. Por seu intermédio, a criança encontra equilíbrio entre o real e o imaginário para que possam se desenvolver de maneira prazerosa. Este trabalho aborda aspectos teóricos que envolvem a importância da utilização dos materiais concretos como método de aprendizagem para o segundo ano do Ensino Fundamental I. A criança precisa sentir-se entusiasmada pelo ato de conhecer e aprender, a ludicidade deve estar presente no ambiente escolar, a fim de transformá-lo em um lugar de descobertas. Objetivo: Em linhas gerais, a pesquisa teve como objetivo analisar a importância da utilização do material concreto no 2° ano de escolas municipal, pública e privada da cidade de Ubá-MG. Metodologia: Para realizar este trabalho de cunho pedagógico e teórico acerca da construção de conhecimento, usou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, que tem por objetivo compreender os fenômenos através da coleta de dados numéricos, que apontarão preferências, comportamentos e outras ações dos indivíduos que pertencem a determinado grupo ou sociedade. Resultados e discussão: Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário fechado, com questões objetivas e subjetivas, em 03 (três) escolas do município de Ubá, sendo 01(uma) escola da rede municipal de ensino, 01 (uma) escola da rede estadual de ensino e 01 escola (uma) da rede privada de ensino, com participação de 7 (sete) professores do segundo ano do Ensino Fundamental. A aplicação dos questionários aconteceu através da abordagem presencial. Através do estudo realizado foi possível perceber a importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem da matemática. Entre os entrevistados 71% consideram relevante a utilização do lúdico em sala de aula, sendo que 100% deles utilizam este método em suas aulas. Quando questionados sobre material concreto estruturado e não estruturado, 100% fazem uso do material estruturado, sendo que 29% dos professores também utilizam o material não estruturado, ou seja utilizam materiais como grãos de feijão, tampinhas de garrafas e palitos de sorvete.  A pesquisa apresenta que os alunos se sentem confortáveis ao utilizar o material concreto nas aulas de matemática. Conclusão: Conforme os professores que participaram da pesquisa, o lúdico auxilia para o desenvolvimento da criança, pois utiliza o seu cotidiano como forma de ensino aprendizagem. Vale ainda destacar que, os professores apontam a melhora perceptível, de forma que os alunos demonstram segurança para resolver os problemas matemáticos após a utilização do material concreto, observando a consolidação do aprendizado.


Palavras-chave


Material concreto; Matemática; Ensino Fundamental.