Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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A ALFABETIZAÇÃO SOB OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DE EMÍLIA FERREIRO: o ato de ler e escrever
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, Larissa Soares Oliveira Silva, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha

Última alteração: 2018-10-21

Resumo


Introdução: As técnicas de alfabetização usadas nas primeiras séries escolares são inúmeras e se diferem de acordo com o que cada professor vai usar para aplicá-las. Consistem em métodos para aplicar o conteúdo programado, transmitindo conhecimento ao aluno. O grande problema é que nem todos esses professores conseguem transmitir esse conhecimento com sucesso. Alguns fazem a alfabetização ser iniciada com memorização, cópias, que além de fazerem do processo algo maçante, cansativo, tornam o que deveria ser feito com amor, com didática, sinônimo de algo técnico. Segundo Ferreiro (1996) a educação ocorre no âmbito social, sendo importante levar o cotidiano do aluno para dentro da sala, iniciando a alfabetização com elementos que fazem parte da vida da criança e que consequentemente vão facilitar esse processo. Algumas crianças já chegam à escola com algum conhecimento sobre a escrita, pelo fato de serem estimuladas em casa, outras precisam da escola para iniciar esse contato. Objetivo: Este estudo visa mostrar que a alfabetização não é algo simplesmente aplicado pelo professor e decorado pelo aluno, é um processo que exige amor, dedicação e uso de métodos que atendam a necessidade de cada criança, tornando o aprender, algo importante e prazeroso. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa que tem como objetivo analisar de forma crítica, as diferentes formas de alfabetizar e mostrar como aplicá-las de acordo com o contexto em que o aluno está inserido na sociedade. Resultados e discussão: De acordo com Ferreiro (2000), as opiniões a respeito das práticas alfabetizadoras estão muito focadas nos métodos que são utilizados para promover esse processo. A alfabetização, estando ligada a sociedade, precisa ser adaptada às diferentes realidades em que vai ser trabalhada, ao que cada aluno conhece e ao que faz parte do meio em que cada criança está inserida. As palavras utilizadas para iniciar a leitura precisam fazer parte do dia a dia de cada aluno. Logo, os métodos precisam ser adaptados para funcionar com cada criança, mesmo que as diferenças entre elas seja muito grande, pois cada uma tem um tempo para aprender, consequentemente o mesmo método pode não funcionar com duas crianças diferentes. Conclusão: Não há uma técnica ou um método padrão para alfabetizar, isso depende da realidade que o aluno faz parte, do tempo que ele vai levar para se adaptar ao ensino e do que o professor vai utilizar para facilitar a aprendizagem. Para que a alfabetização nas primeiras séries seja iniciada e concluída com sucesso, é de imensa importância que o professor use a afetividade como principal motivação para o aluno, não apenas aplicar um conteúdo, mas sim tornar esse processo algo divertido, lúdico, que faça com que a criança tenha interesse e gosto por aprender cada vez mais. Também é importante o educar, transmitir valores através da alfabetização, formar um cidadão que tenha o respeito, a responsabilidade, a honestidade, a amizade como valor, que seja crítico e que esteja pronto para viver em sociedade, isso é papel da educação, não do ensino. Portanto o professor precisa ter conhecimento do conteúdo, saber adaptar a alfabetização de acordo com cada aluno e utilizar o amor, a empatia, para educar.


Palavras-chave


Alfabetização; Sociedade; Educação, Aluno, Professor.