Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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CURRÍCULO ESCOLAR E FAMÍLIA: relação como fator contribuinte ao desenvolvimento humano vincular ao processo de ensino- aprendizagem
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, Caroline de Oliveira Pereira, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha

Última alteração: 2018-10-21

Resumo


Introdução: A escola e a família unem suas contribuições educacionais a fim de participar no processo de desenvolvimento, formando um cidadão que saiba se impor diante da sociedade com um ser crítico (Rego, 2003). Conjuntamente, são vertentes importantes para e evolução do indivíduo que compõe o meio social, acompanhando cada estágio de desenvolvimento. A escola tem como objetivo dentro da sua estrutura curricular ensinar e desenvolver o conhecimento formal científico com embasamento teórico. Já na família, os seus objetivos são voltados para a formação de costumes, crenças, valores morais, éticos e culturais dando condições para a subsistência e socialização do ser humano. Objetivo: O estudo tem por finalidade promover reflexões acerca do currículo e o desenvolvimento humano, assim como, sua relação com a família, na promoção do conhecimento informal e formal para o processo de ensino-aprendizagem do ser humano. Metodologia: Este ensaio consiste em uma pesquisa de revisão bibliográfica com o propósito de proporcionar uma análise do currículo escolar e da participação da família no desenvolvimento do ser com base nos aspectos culturais, sociais e o conhecimento aliado aos conteúdos e níveis de ensino. Resultados e discussão: A família e a escola são o primeiro contato e a primeira oportunidade que a criança tem de experimentar e abranger o seu conhecimento informal e formal. Ambas tem um papel fundamental e distintos para a aquisição e contribuição de conhecimento. A educação escolar é aplicada com base na estrutura pedagógica, é sistematizada e tem um ensino padronizado, cabendo ao pedagogo sair da zona de conforto e fazer as adaptações necessárias de acordo com o seu planejamento e o plano de ensino. O currículo foi criado alçar para além do senso comum, deve ser fonte de conhecimentos organizados e sistematizados no contexto escolar através de planejamento, projetos, valorização dos saberes formal e informal, atividades e metodologias adequadas. É importante ressaltar que a família e a escola devem ter uma aproximação, mas deve-se reconhecer e respeitar as suas particularidades, pois são realidades homogêneas que estão ligadas a formação do ser humano. Conclusão: Conclui-se, com base nos embasamentos teóricos de Szymanski (2001), que o ato educativo entre a escola e família sãopilares que devem se unir com objetivos voltados para o desenvolvimento humano, em meio às metodologias inseridas de forma diversificada de acordo com o contexto. É necessário interpretar que o processo de formação e desenvolvimento humano advém do senso comum onde o aluno traz experiências do seu dia a dia com as práticas sociais e do conhecimento científico com embasamento teórico onde o pedagogo fornece informações fundamentadas para que o aluno aproprie-se desse conhecimento, fazendo as adaptações curriculares de acordo com sua realidade educacional e social, gerando criticidade e a formação integral do ser humano.


Palavras-chave


Currículo escolar; Desenvolvimento humano; Família; Professor; Alunos