Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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Currículoe a sua relação direta com a diversidade cultural imersa ao ambiente escolar
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, Luana da Silva Cardos, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha

Última alteração: 2018-10-21

Resumo


Introdução: Sabe-se que com o passar dos anos tem se falado muito a respeito de currículo escolar, pelo fato de ser considerado o principal instrumento utilizado pela escola para garantir o avanço e a consolidação do processo de ensino aprendizagem dos alunos. Conforme dito por Jacob (2014) pelo fato do currículo estar diretamente interligado a esse processo,na maioria das vezes, as pessoas ainda acreditam que este seja pura e simplesmente uma lista de disciplinas e conteúdosa serem abordados dentro do contexto escolar nos diferentes níveis de ensino. O currículo possui relação direta com osconteúdos e disciplinas, apresentando o desafio de unir a fundamentação teórica que será repassada pela escola com as vivências cotidianas que o aluno traz consigo. Ele deve ser um instrumento reflexivo,que priorize as diferentes possibilidades de aprendizagem, que facilite a obtenção demetas e torne mais fácil a execução das atividades propostas pelo professor.  Objetivo: Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo fazer um relato e uma reflexão acerca de se haver um estudo dirigido e mais aprofundado do que realmente denota-seao currículo, abordando o fato do respeitoà diversidade cultural que existente dentro do ambiente escolar. Metodologia: Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, atrelada a algumas experiências e reflexões sobre o tema abordado. Resultados e discussão:Torna-se improfícuo pensar em currículo e cultura como dois elementos isolados e que devem ser trabalhados e estudados separadamente. Estes são fundamentais para o processo de transmissão de uma concepção maior de educação. A cultura provém das aprendizagens e daqueles conhecimentosque a pessoaadquire ao longo de sua vida (conhecimentos informais), e quesão repassados de geração para geração. Cada pessoa expressa a sua cultura de forma diferente, tendo assim,na cultura, a relação direta com o ambiente em que está inserida. A escola é o ambiente onde se tem o predomínio de uma diversidade cultural enorme, que nos dias atuais é chamada de pluralidade cultural. Pelo fato de existirem tantas culturas diferentes dentro de um mesmo ambiente é que se torna de extrema importância à elaboração do currículofeita de forma cuidadosa e que respeite a diversidade cultural, atendendo também a necessidade fundamental do currículo, que é a de repassar o conhecimento formal oferecido pelaescola (JACOB, 2014). Segundo Leite (2012) o currículo para atender a pluralidadecultural, deve ter como base o aluno, partindo assim das experiências que ele possui, estimulando aquilo que o educando sabe, e criando tambémum ambiente onde ele possa aprender de fato aquilo que ainda não sabe, proporcionandoprincipalmente a construção do espírito crítico por meio do respeito ao outro dentro do contexto escolar. Conclusão:Conclui-se, portanto,de acordo com (NONATO2013) que paraque o currículo seja de fato entendido e bem explorado dentro da diversidade cultural que existe dentro das escolas, épreciso que ele seja aplicado como uma ferramenta pedagógica e cultural. Deve ser encarado como ummeio de contribuição para a produção de conteúdos e experiências educacionais dos diversos grupos sociais existentes dentro do ambiente escolar. Assim, é de extrema necessidade que haja uma união entre currículo, sociedade e cultura, sem que as características e peculiaridades de cada um desses processos sejamperdidas.


Palavras-chave


Currículo; Cultura; Diversidade; Escola; Aluno; Aprendizagem.