Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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AFETIVIDADE PROFESSOR-ALUNO NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO:o desafio da relação interpessoal qualitativa
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, Laiany Andrade Freitas, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha

Última alteração: 2018-10-21

Resumo


Introdução: Torna-se límpido que a relação de afetividade entre professor-aluno durante a alfabetização é uma temática muito valorosa no contexto de aprendizagem da criança. Nota-se que na grande maioria das vezes o educador transfigura-se em peça essencial no aprendizado cognitivo do aluno. Na concepção de enlaçamento entreos aspectos afetivos e cognitivos,Ferreira(2010) profere que a afetividade na escola interfere nos processos de ensino e aprendizagem.Durante toda a escolarização da criança pressupõe-se que haverá várias interações, nas quais a afetividade está presente, e é isso que será focado como aspecto facilitador para o aprendizado neste estudo. Teóricoscomo Fernández (1991), dizem que toda a aprendizagem é repleta de afetividade, já que ocorre a partir de interações sociais, ou seja, para que haja aprendizagem por completo é necessário haver afetividade.Objetivo:Nesta essência, este estudo tem como objetivo refletir sobre a importância do afeto no ato de alfabetizar levando em consideração que a etapa de alfabetização é a que a criança desperta o interesse em aprender cada vez mais, mas para isto ela deve criar primeiro o vínculo de afeto com o educador.Metodologia: Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica no intuito de promover informações sobre a afetividade no processo de alfabetização infantil. Resultados e discussão:Reitera-se ser profícuo respeitar os sentimentos dos alunos mediando o processo da alfabetização com afetividade, visto serprimordial este ato, para que o aluno seja alfabetizado significativamente.É válido ressaltar que o educador principalmente no momento do ensinamento deve tratar sempre seu aprendiz com carinho, amor, dedicação, estima, afeição, ternura, apego, amizade, admiração e, sobretudo afeto.Sabe-se que o afeto é um sentimento essencial na relação humana e deve estar presente em todas as fases da vida dos indivíduos, porém, durante a alfabetização a relação de afetividade entre professor-aluno é imperiosa, pelo fato do afeto ser um facilitador no processo ensino-aprendizagem despertando no discente à motivação,segurança emelhora no seu desempenho escolar. Conclusão: Conclui-se, a partir dos pressupostos teóricos de Wallon (1978) que a afetividade desempenha papel fundamental na constituição e funcionamento da inteligência, ao determinar os interesses e necessidades individuais sendo perceptível que as demonstrações dela, durante o processo da alfabetização, influenciam o emocional da criança, a autoestima, o interesse em aprender e, sobretudoa relação amigável entre professor-aluno. Mahoney e Almeida (2005) denotam que se a criança está aprendendo, o afeto está presente, ou seja, o interesse/desinteresse está intimamente relacionado com o prazer/desprazer de determinado conteúdo, disciplina, podendo ser ou não vinculado ao professor. Durante o processo de alfabetização são depositadas muitas expectativas nas crianças a respeito da leitura e escrita o que faz com que na maioria das vezes não tenha afeto nessas expectativas e sim somente cobranças, fazendo com que a criança se desestimule e acredite que há uma imposição para a aprendizagem da leitura e da escrita.


Palavras-chave


Professor; Afetividade; Aluno; Educação; Alfabetização.