Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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POLÍTICAS DE INCLUSÃO EM PRÁTICA: um estudo na Rede de Ensino Público-Municipal da cidade de Ubá
Cristina Toledo, Lais Souza Vaz Rocha

Última alteração: 2018-10-11

Resumo


O objetivo geral deste estudo consiste em analisar as políticas públicas educacionais voltadas à ótica inclusiva nas escolas da rede público-municipal da cidade de Ubá e identificar a sua aplicabilidade, bem como funcionalidade, nas escolas da referida rede, a partir das concepções dos professores. Desenvolveu-se o estudo através da metodologia quali-quantitativa, exploratória, pesquisa de campo e bibliográfica. Realizou-se uma entrevista semiestruturada com 42 professores do ensino fundamental I da Rede Municipal de Ubá. Como resultado observou-se que 88,45% dos professores tiveram algumas dificuldades para inclusão do aluno com deficiência na rede regular de ensino; 73,81% não consideram que há a inclusão, de fato desses alunos, mesmo sendo garantido por lei; 90,47% dos professores não se sentem preparados para lidarem com a inclusão dos alunos com deficiência, 64,28% não acreditam que a estrutura das escolas atenda aos alunos com deficiência; 73,81% não acreditam que a opinião deles influencia na construção das políticas públicas de inclusão e por fim 60% não são favoráveis à inclusão de todos os alunos, com qualquer tipo de deficiência.Com base nos resultados, pode-se concluir faltam muitos recursos, adaptações nos espaços físicos, capacitações dos profissionais, além de materiais pedagógicos que atendam às necessidades dessas crianças, para que a inclusão ocorra, de fato, na prática. Além de verificar a necessidade da conscientização de todos sobre importância da inclusão, pois, para que a inclusão seja realmente efetiva e verdadeira, é necessário o investimento financeiro e a aceitação de todos os envolvidos, para que não se cumpra apenas a lei, mas a faça de forma a incluir a criança na sociedade, tornando-a cada vez mais ciente de sua capacidade, como exemplo, o professor que se sentir a favor da inclusão, poderá procurar por vontade própria sua capacitação. No entanto, embora haja diversas leis garantindo o direito das pessoas com deficiência, é necessário o envolvimento dos governantes e órgãos responsáveis na prática, a fim de entenderem o real contexto e as dificuldades, e construírem medidas que auxiliarão as escolas e os profissionais da educação a conseguirem incluir essas crianças, ou até mesmo reformular as leis de inclusão, de forma a analisar cada deficiência e o seu grau de severidade, e, além disso, promover a conscientização de todos do quanto essa ação contribuirá para o desenvolvimento dessas crianças.


Palavras-chave


inclusão; políticas públicas; deficiência