Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

Tamanho da fonte: 
Aurículoacupuntura no tratamento da dependência química
Gustavo Leite Camargos, Alexandre Augusto Macedo Correa, Felipe Campos Soares, Guilherme de Andrade Avelar

Última alteração: 2018-10-10

Resumo


Introdução: O consumo de substâncias psicoativas tem aumentado nos últimos anos com graves consequências para a Saúde Pública. As Práticas Integrativas e Complementares vêm se tornando um campo de estratégias crescentes na Saúde Pública. Sua implantação representa uma grande mudança no paradigma biomédico do processo de saúde-doença, no entanto, apenas a implementação destes serviços não garante o acesso da população usuária do SUS.

Objetivo: O objetivo desse trabalho foi o de avaliar os resultados do uso da auriculoacupuntura (Protocolo NADA) em usuários do CAPSad da cidade de Juiz de Fora. Além disso, foi avaliado uma alteração do Protocolo NADA na submissão das agulhas auriculares recomendadas por cristais radiônicos.

Metodologia:  A pesquisa foi realizada na cidade de Juiz de Fora/MG, no CAPsad, entre os meses de maio a julho de 2017. Foi realizado a formação dos grupos com 20 participantes cada, de ambos os sexos. Iniciou-se a pesquisa que constou de: a) 3 aplicações dos instrumentos de coleta de dados (primeira, décima e vigésima sessão); b) 20 sessões de aplicação do Protocolo NADA grupo A e grupo B. As sessões foram realizadas duas vezes por semana em um total de z semanas. Foram aplicados o Inventário de ansiedade traço-estado (IDATE), o SRQ-Self Report Questionaire, o Whoqol-bref e o inventário do uso de drogas – DUSI. Em geral, as agulhas são deixadas por 25 a 60 minutos. Neste projeto, o tempo aplicado foi de 50 minutos. Todos os avaliados foram submetidos às sessões no mesmo horário, em uma sala com cadeiras suficientes para o atendimento. Os pontos de auriculoacupuntura foram: Pulmão, Rim, Fígado, Simpático e Shenmen.

Resultados: Após término de todas as sessões, foi possível perceber que, não houve alterações nos indicativos do SRQ para indicativo para transtornos mentais comuns ou sintomas psicóticos. Contudo, quando avaliado pelo IDATE, foi possível perceber alterações nos valores entre as sessões sendo de 12,2 pontos da 1ª para a 3ª em Ansiedade-traço e de 12,7 na Ansiedade-estado, para o Grupo A e, 11,7 na Ansiedade-traço e 10,8 na Ansiedade-estado. Quando comparados os resultados pelo Whoqol-bref, no grupo A, percebeu-se que, uma diferença de 73 pontos no domínio físico, 54,7 no domínio psicológico, 28,6 nas relações sociais e 4,3 meio ambiente. Também houve diferenças no grupo B, sendo de 49,5 no domínio físico, 85,3 psicológico, 61,6 nas relações sociais e, 25 meio-ambiente. Outras observações positivas do uso dos cristais: a) rapidez na aplicação (o protocolo inicial exige a permanência do indivíduo durante o período de 25 a 60 minutos); b) não perfuração do indivíduo (a agulha não é tolerada por algumas pessoas); c) redução de equipos (por serem utilizados cristais, não exige a necessidade de equipamentos e materiais como local para descarte). O treinamento para a utilização dos cristais é de maio facilidade e manejo comparado com a inserção de agulhas, podendo ser realizado por qualquer profissional da saúde, com a devida orientação e preparo.

Conclusão: após análise dos resultados, foi possível confirmar a hipótese de uma efetividade do tratamento bem como a não diferença entre os materiais utilizados na mesma técnica proposta. Esta pesquisa demonstrou eficácia no tratamento, possibilitando essa inserção através de projetos definidos, instrumentos capazes de controlar as variáveis, formação adequada e disposição dos órgãos e gestores da nossa Saúde Pública.


Palavras-chave


Medicina; Saúde; Práticas Integrativas Complementares

Referências


ALVES, V.S. Modelos de atenção à saúde de usuários de álcool e outras drogas: discursos políticos, saberes e práticas. Caderno de Saúde Pública, RJ, 25(11):2309-2319. Nov. 2009.

ANDREOLI, S. Utilização dos centros de atenção psicossocial (CAPS) na cidade de Santos, SP, Brasil. Cad. Saúde Pública, 20(3), 836-844. 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Políticas do Ministério da Saúde para a Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas. Brasília, 2003.

CAMARGOS, G.L.; CORREA, A.A.M. O entendimento das Políticas Nacionais de Práticas Integrativas Complementares em um contexto municipal. Ano IV, n. 12. 2014.

CAMARGOS, G.L.; CORREA, A.A.M. Tratamento da ansiedade estado e ansiedade traço pela acupuntura: estudo de caso. Revista Medicina Chinesa, Brasil. Ano IV, n. 11. 2013.

CUI, C.L.; WU, L.Z.; LUO F. Acupuncture for the treatment of drug addiction. Neurochem Res. Oct;33(10):2013-22. 2008.

GARCIA, E.G. Auriculoterapia. São Paulo, ed. Roca. 1997

JIA, J.E., EEL, C.T. Conceitos básicos: medicina tradicional chinesa, São Paulo: Ícone, 2004.

KLINGERMANN, H.; GMEL, G. Mapping the social consequences of alcohl consumption. Dordevechr, Netterlands: Kluwer Academic Publishers, 2001.

LIMA, J.O., SARAIVA, K. C., LUCAS LIMA ALBUQUERQUE, L.L., Contribuição da acupuntura auricular no processo de abstinência das drogas psicotrópicas. Rev bras med fam comunidade. Florianópolis, Jun; 7 Supl1: 37. 2012.

SILVA, A.L.P., Tratamento da Ansiedade por Intermédio da Acupuntura: Um Estudo de Caso. Psicologia Ciência e Profissão, v. 30, n. 1, 200-211, 2010.

SMITH MO, KHAN I. An acupuncture programme for the treatment of drug-addicted persons. Bull Narc. 40(1):35-41. 1988.

SONG XG, LÜ H, CAI XH, ZHANG RJ. Survey of studies on drug abstinence with acupuncture in recent 10 years. Zhongguo Zhen Jiu.  Jul;32(7):669-72. 2012.

WHITE A. Trials of acupuncture for drug dependence: a recommendation for hypotheses based on the literature. Acupunct Med.  Sep;31(3):297-304. 2013