Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS INTERPROFISSIONAIS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: VER-SUS UBERABA, MINAS GERAIS
João Vitor Andrade, Ingrid da Silva Souza

Última alteração: 2018-10-10

Resumo


INTRODUÇÃO: o desenvolvimento de estágios vivenciais na realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), proporciona aos estudantes da área da saúde a experimentação de um novo espaço de trabalho. O projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS), enquanto ponte de inserção dos futuros profissionais de saúde nas redes de atenção a saúde, contribui para a formação de profissionais críticos e reflexivos, que compreendem os determinantes sociais da saúde e se solidarizam com as múltiplas necessidades da população. OBJETIVOS: relatar as vivencias, transformadas em aprendizagens oportunizadas pelo VER-SUS, desenvolvidas na cidade de Uberaba - MG, no período de 05 a 14 de janeiro de 2018. METÓDO: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado por integrantes do VER-SUS. Estes eram 26 discentes que vivenciaram a realidade do SUS na cidade de Uberaba, sendo 25 dos cursos (Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Educação Física, Medicina, Arquitetura e Urbanismo, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Saúde Coletiva, Odontologia, Fisioterapia e Gestão de serviços de Saúde) e uma do curso de arquitetura e urbanismo. Os mesmos tiveram a oportunidade de visualizar diferentes pontes da atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS), bem como puderam dialogar com os responsáveis pela gestão da saúde no município. Para cada dia da vivência havia a leitura previa das referências bibliográficas pertinentes ao serviço que seria visitado, sendo o raciocínio concretizado com as visitas aos pontos da RAS, e posteriormente a estas, era necessário um diálogo sobre as percepções e sentimentos dos viventes, sendo este dialogo utilizado na construção de um relatório sobre estas percepções, bem como sobre os entraves percebidos no serviço. RESULTADOS: destacam-se as discussões realizadas entre os sujeitos envolvidos na temática do SUS, sendo abordado nestas, a construção do mesmo, bem como seu desenvolvimento. Sendo também abordados os seguintes temas: RAS, Gestão, Populações Negligencias, Pratica Integrativas e Complementares, Saúde Mental, Intolerância Religiosa e dentre outros temas da realidade do SUS. Foi possível solidificar e relacionar os conhecimentos teóricos e os práticos, havendo também a possibilidade de conhecimento das diferentes formas de se fazer saúde nos locais visitados. Ademais, os relatos que emergiram da experiência, comprovam a riqueza e amplitude do VER-SUS, sendo o mesmo um importante potencializador na formação de futuros profissionais de saúde. CONCLUSÃO: as vivências oportunizaram aos estudantes: compreensão do funcionamento do SUS, entendimento do conceito ampliado de saúde, reflexões sobre saúde pública, processos de ressignificação e de autotransformação, desejo por melhorias na qualidade da saúde, além de contribuir para a articulação e fortalecimento de praticas interdisciplinares.


Palavras-chave


VER-SUS, SUS, Saúde Pública, Formação de Recursos em Saúde