Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

Tamanho da fonte: 
Os Cinco Anos de Atuação da Liga de Oncologia KARKÍNOS: Interlocução entre Ensino, Pesquisa e Extensão
João Vitor Andrade, Ana Luiza Rodrigues Lins, Kareen Eduarda Alves dos Santos, Luanna Sarandy Souza Araújo, Letícia Milagres Paiva, Gabriel Azevedo de Freitas, Érica Toledo de Mendonça

Última alteração: 2018-10-10

Resumo


Introdução: a incidência de novos casos de câncer no Brasil vem crescendo a cada ano, e de acordo com estimativas do instituto nacional de câncer (INCA, 2018), são esperados 640 mil novos casos por ano no biênio 2018-2019.  Esse dado reflete a atual necessidade da capacitação dos profissionais na área da saúde, para atuação no tratamento, prevenção e implementação dos cuidados paliativos. Frente a esse contexto, surgiu Liga Acadêmica de Oncologia Clínica e Cirúrgica - KARKÍNOS, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), fundada oficialmente no dia 06 de dezembro de 2012. A mesma, é estruturada de forma multiprofissional e atua no sentindo de capacitar recursos humanos para a assistência a pacientes em cuidados oncológicos. Objetivo: relatar a atuação da KARKÍNOS no ensino, pesquisa e extensão em seus cinco anos de existência. Método: estudo descritivo do tipo análise histórica sobre a atuação da KARKÍNOS, fundada em 2012. Resultados: desde sua criação a Liga desenvolve atividades no âmbito social-acadêmico, de cunho interdisciplinar e intersetorial, articulando ensino, pesquisa e extensão, com participação de estudantes de Enfermagem, Psicologia, Nutrição e Medicina. Ações extensionistas desenvolvidas: visitas domiciliares para prestação de cuidados paliativos (CP) aos pacientes oncológicos e familiares, com discussão dos casos e elaboração de planos de cuidados individualizados em articulação com a atenção primária; atividades de educação permanente para profissionais de saúde e organização de campanhas de controle do câncer, em parceria com outras Ligas Acadêmicas. Eventos: 2013, I Jornada Acadêmica de Endocrinologia e Câncer na Universidade Federal de Ouro Preto; em 2014 organizou a I Jornada Acadêmica de Cancerologia na UFV; em outros eventos realizou Workshops com os temas: CP e segurança do paciente oncológico. As demais atividades envolvem o aprofundamento teórico-prático por meio de reuniões quinzenais de cunho cientifico. Conclusão: As atividades extensionistas proporcionaram melhoria da qualidade de vida dos pacientes em CP e seus familiares, além do aprimoramento dos recursos humanos para atenção oncológica. Ademais, a KARKÍNOS contribui para o desenvolvimento de competências profissionais essenciais nos estudantes, como trabalho em equipe, comunicação, empatia, resiliência e humanização, para atuarem nos diversos cenários concernentes à oncologia de forma mais humana, pautados na ética e na responsabilidade socioprofissional.


Palavras-chave


Capacitação; Cuidados Paliativos; Oncologia

Referências


INCA. Instituto Nacional de Câncer. Brasil. Estimativa 2018/2019: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2018, 130 p. Disponível em: <http://www.inca.gov.br/estimativa/2018/estimativa-2018.pdf>. Acesso em 23 set 2018.