Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

Tamanho da fonte: 
Caminhada passos que salvam: necessidade emergente de sensibilização sobre o câncer infantojuvenil
João Vitor Andrade, Ana Helena Moretto Capobiango, Bhreendda’ Hary Dy Luar Prates Kiepper, Maria Abreu Gott Cunha, Bruna Paradelo Cardoso, Ana Luiza Rodrigues Lins, Eliana Carla Gomes de Souza

Última alteração: 2018-10-10

Resumo


INTRODUÇÃO: O câncer (CA) é comumente definido como o crescimento desordenado de células, que penetram tecidos e órgãos (INCA, 2018). Atualmente é a segunda causa de morte da população brasileira, sendo responsável pela morte de 205.998 em 2015 (BRASIL, 2016).  Os CA que atingem a população em idade entre 0 e 19 anos são nomeados de CA infantojuvenil, e embora possuam menores incidências quando comparados com neoplasias malignas dos adultos são considerados importantes. Representando de 2% a 3% de todos os tumores no Brasil, foram responsáveis por 2.724 óbitos no ano de 2014 (INCA, 2018). Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA, 2018), são esperados 12.500 novos casos de CA infantojuvenil para o ano de 2018 no Brasil. Diante dessa conjuntura o Hospital do Câncer de Barretos, coordena desde 2012 a Caminhada Passos que Salvam, a mesma é uma ação nacional visando a conscientização da população a respeito da importância do diagnóstico precoce e do tratamento do CA infantojuvenil. OBJETIVO: Relatar a experiência do Projeto de Extensão “PROVIDA - estratégias para prevenir o câncer”, na realização da Caminhada Passos que Salvam, no dia 27 de novembro de 2016 na cidade de Viçosa-MG. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência, sobre uma das atividades extencionistas do PROVIDA. Foi feita uma parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, visando obtenção de suporte, posteriormente contactou parceiros como: as estratégias de saúde da família, hospitais, escolas, a prefeitura, a secretaria de saúde, ligas acadêmicas, dentre outras. A divulgação se deu pelas redes sociais e através da distribuição de cartazes e folders por toda a cidade com imagens e explicações dos sinais e sintomas do CA infantojuvenil. A atividade ocorreu na praça Silviano Brandão em Viçosa e contou com a participação de 46 pessoas. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Percebeu-se com a realização da Caminhada o desinteresse, o receio e a dificuldade das pessoas em relação a temática. Muitos pacientes chegam ao serviço com CA em estágio avançado, principalmente por: desinformação dos pais e não qualificação dos profissionais de saúde. O índice de cura do CA infantojuvenil no Brasil é somente de 55%, com a sensibilização da população e a qualificação profissional, poderíamos ter índices de cura a níveis semelhantes aos dos Estados Unidos que é de 95%. CONCLUSÃO: O sucesso do tratamento depende do diagnóstico precoce. Portanto são fundamentais a divulgação e o apoio a causas como esta.  


Palavras-chave


Neoplasias, Criança, Adolescente, Informação

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância à Saúde. Coordenação Geral de Informações e Análises Epidemiológicas. Sistema de Informações sobre Mortalidade. 2016. Disponível em: <http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sim/cnv/obt10uf.def>. Acesso em 23 set 2018.

Hospital do Câncer de Barretos [homepage na internet]. Caminhada Passos Que Salvam. Disponível em: <https://www.hcancerbarretos.com.br/82-institucional/noticias-institucional/1350-quer-participar-da-caminhada-passos-que-salvam-saiba-o-que-deve-fazer>. Acesso em 23 set 2018.

INCA. Instituto Nacional de Câncer. Brasil. Estimativa 2018/2019: incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2018, 130 p. Disponível em: <http://www.inca.gov.br/estimativa/2018/estimativa-2018.pdf>. Acesso em 23 set 2018.