Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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INCLUSÃO DO ENSINO DE LIBRAS NOS CURSOS DE FORMAÇÃO MÉDICA: capacitação aos profissionais de saúde para um atendimento humanizado aos deficientes auditivos
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, Luciana Piuzana Nogueira, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha

Última alteração: 2018-10-10

Resumo


Introdução: A Língua Brasileira de Sinais é um conjunto de expressões gestuais utilizadas por deficientes auditivos para se comunicarem com outros indivíduos com a deficiência e com a população em geral. A utilização de LIBRAS nos serviços de saúde pode reduzir os problemas de comunicação existentes entre o paciente e os profissionais de saúde promovendo um cuidado humanizado e personalizado de acordo com as necessidades dos deficientes auditivos, o que consequentemente gera a construção de uma relação médico-paciente sólida, sendo indispensável à profissão. Nos serviços de saúde é de fundamental importância a existência de uma comunicação eficaz para que as necessidades dos pacientes possam ser identificadas e atendidas com qualidade A necessidade de comunicação é fator indispensável num processo em que a interação torna possível que informações sejam transmitidas de maneira precisa permitindo, na comunicação com o paciente, um entendimento satisfatório de seu diagnóstico, tratamento, além do respeito aos seus sentimentos e pensamentos. No contexto da acessibilidade, muito discutido atualmente, a LIBRAS ganha papel de suma importância na formação de alunos no curso de Medicina gerando compreensão das necessidades das pessoas que a utilizam como única forma de expressão.  Objetivo: O presente ensaio visa expor a importância do estudo e aprendizado da LIBRAS nos cursos de Medicina com o objetivo de diminuir a falta de informação que é causada pela barreira linguística e cultural existente entre surdos e ouvintes, permitindo aos acadêmicos ter noções elementares e assim podendo estabelecer comunicação e compreensão das necessidade deste grupo de pacientes. Metodologia: O método de pesquisa se baseia na revisão bibliográfica de leis asseguradas por meio de Políticas Públicas assim como no estudo de livros da história da LIBRAS e revisão de trabalhos já publicados do tema. Resultados e discussão: Com base no poder de dar autonomia e participação do deficiente auditivo na sociedade, o ensino da Língua Brasileira de Sinais é de extrema importância aos cursos na área de saúde com o objetivo de consolidar a comunicação e a expressão. Dessa forma o conhecimento da LIBRAS pelo médico visa o rompimento de barreiras comunicativas com os pacientes deficientes auditivos e é um bom método para se obter escuta qualificada e excelência do cuidado em saúde. Conclusão: Conclui-se que a LIBRAS é a língua oficial pela qual o surdo se expressa. Sendo assim, os profissionais de saúde necessitam de estudo e compreensão da Língua Brasileira de Sinais. A conquista de uma prática de saúde inclusiva em relação ao paciente surdo pode ser alcançada se noções básicas sobre a língua de sinais, particularidades culturais e linguísticas da comunidade surda forem consideradas como conhecimento indispensável para a formação acadêmica desses profissionais gerando uma comunicação satisfatória para com essa clientela.


Palavras-chave


LIBRAS; Formação Médica; Ensino de LIBRAS; Atendimento Clínico; Inclusão Social.