Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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LIBRAS NA MEDICINA : a perspectiva da interação do médico com pacientes com deficiência auditiva
Larissa Abranches Arthidoro Coelho Rocha, Laila Salomé Araújo de Souza, Cristiano Andrade Quintão Coelho Rocha

Última alteração: 2018-10-10

Resumo


Introdução A LIBRAS é reconhecida como a Língua Brasileira de Sinais de caráter visual-motora, com estrutura gramatical própria e acompanhada de um sistema linguístico de transmissão, por meio da combinação de movimentos das mãos e pontos de referência no corpo ou espaço, que foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. Devido a grande barreira interpessoal entre surdos e ouvintes foi sancionada a LEI Nº 10.436 (2002), com finalidade de proporcionar um meio de comunicação padronizado e acessível. Posteriori, o decreto 5.626 (2005), determina o ensino de LIBRAS nos cursos de licenciaturas. Nos cursos da área da saúde, como Medicina, pode ser ofertada de forma eletiva, sendo muito importante sua inserção na matriz curricular ,visto seu aprendizado proporcionar inúmeras contribuições para a inclusão social, garantia de direitos dos surdos e estabelecimento de maior comunicação entre profissional da saúde e pacientes com deficiência auditiva. O Ministério da Saúde (2006) elaborou um manual destinado aos profissionais da saúde, propondo a inclusão social no atendimento mais humanizado e esclarecedor ao deficiente auditivo, sendo considerado um avanço. Objetivo O estudo visa realçar as contribuições da inclusão do ensino de LIBRAS no curso de Medicina buscando suprir as deficiências na comunicação dos acadêmicos, a fim de melhorar o atendimento clínico aos surdos. Metodologia: O método de pesquisa se baseia na revisão bibliográfica de leis asseguradas por meio de Políticas Públicas, para inclusão de LIBRAS no curso de Medicina. Resultados e discussão A reavaliação e o ajustamento dos currículos é fundamental no contexto de inclusão social, através de metodologias ativas e materiais didáticos no âmbito do estudo acadêmico, para que o médico forme com requisitos básicos para tal comunicação. Tal feito gera maior comunicação ao instituir o aprendizado da LIBRAS, possibilitando aos médicos e pacientes deficientes auditivos uma melhor interlocução, levando a uma compreensão adequada da doença e tratamento. Conclusão: A disciplina     LIBRAS é importante e deve promover reflexões aos discentes na esfera dos surdos, diminuindo barreiras e preconceitos, com a finalidade de sistematização e qualificação do atendimento médico, sendo ele aplicado de forma humanizada, plena e estruturada em busca da inclusão social.


Palavras-chave


Inclusão Social; LIBRAS; Qualificação; Surdos.