Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

Tamanho da fonte: 
APLICANDO A NORMA ISO/IEC 25010 PARA AVALIAR A QUALIDADE DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM
Gustavo de Oliveira Andrade, Márcia Maximiano da Silva, Nelson Coelho Junior, Cleonice Weber de Souza Oliveira

Última alteração: 2018-10-17

Resumo


Resumo: Este artigo tem o objetivo de demonstrar o quão importante é o uso de critérios avaliativos para a construção de Objetos de Aprendizagem – OA como recurso facilitador para aprendizagem, em especial, para o ensino de Gerenciamento de Projetos - GP. Para o trabalho foi adotado a norma ISO/IEC 25010 que possibilitou avaliar a qualidade de software “show de projetos” desenvolvido com o intuito de contribuir para a melhoria do repertório de conhecimentos e, consequentemente, para a profissionalização de alunos do curso de GP. O estudo parte do pressuposto que a incorporação de OA pode, de fato, proporcionar circunstâncias mais amigáveis a uma matéria densa e complexa como o GP. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e do tipo exploratória, que buscou avaliar os aspectos tecnológicos e de usabilidade do OA. Considerou relevante a orientação da norma ISO/IEC 25010 para avaliar o Software no que tange a sua compreensão em relação a: Adequação, Interoperabilidade, Segurança, Conformidade com a funcionalidade, Inteligibilidade, Apreensibilidade, Atratividade, Conformidade com a usabilidade, como referências reconhecidas de práticas representativas para atender as expectativas da qualidade dos softwares.

No que se refere às características, o item ‘Adequação’ apresenta como quesito mediano, uma vez que não apresenta, em sua totalidade, funcionalidades adequadas às tarefas específicas e para os objetivos dos usuários como: opção de review e de consulta ao histórico das jogadas. No entanto, o usuário consegue iniciar o jogo a qualquer momento e consultar a pontuação ao final de cada rodada. Em relação à característica ‘Interoperabilidade’, o “show de projetos” apresenta o quesito satisfatório, pois permite a interação com outros sistemas, tais como navegadores e ambientes virtuais de aprendizagem, além de ser responsivo em celulares e computadores. A característica em relação a ‘Segurança’ apresenta avaliação baixa, pois não há riscos de acesso não autorizado a base de dados por pessoas não autorizadas. Considerando a ‘Conformidade com a funcionalidade’, o OA apresenta o quesito satisfatório, considerando que o mesmo adere ao que foi solicitado por outro sistema, garantido a usabilidade, regras e padrões de funcionalidades definidos pelas entidades competentes. No que tange a ‘Inteligibilidade’ o OA recebe a avaliação baixa, por não apresentar, em sua interface, a documentação ou manual que possibilite ao usuário compreender e manusear o software. Já a ‘Apreensibilidade’ apresenta o quesito mediano, por ser fácil de usar, porém, não apresenta a documentação/manual com orientações e dicas para que seja possível a sua navegabilidade. Considerando a ‘Operabilidade’ o objeto apresenta o quesito satisfatório, pois permite operar e controlar as seleções das respostas e envio, sem possuir conhecimentos avançados para a sua realização.      Já a ‘Atratividade’ apresenta-se como satisfatória, por apresentar uma interface atraente e agradável ao usuário. Por último, a característica, ‘Conformidade com a usabilidade’ apresenta o quesito satisfatório, por possuir uma linguagem clara, direta e didática com os alunos. Nota-se por meio dos resultados preliminares que o OA apresenta indicadores aceitáveis em relação à Norma ISO/IEC 25010, entretanto, sendo necessárias algumas alterações para atender, por completo, os requisitos exigidos.


Palavras-chave


ISO/IEC 25010; Objeto de Aprendizagem; Show de Projetos

Referências


ISO/IEC-25010 (2011). Systems and software engineering – Systems and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) – System and software quality models.