Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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O uso de Softwares Educativos no Ensino da Matemática
Gustavo de Oliveira Andrade, Vinicius Campos de Oliveira

Última alteração: 2018-10-21

Resumo


Ensinar Matemática é um grande desafio para o professor, pois ao trabalhar os conteúdos matemáticos em sala de aula, os docentes se deparam com várias dificuldades por parte dos alunos. Muitos alunos sinalizam que a disciplina é difícil, sem atrativo e distante da realidade. De forma a estimular e promover uma aprendizagem problematizadora, cada vez mais escolas e professores estão adotando softwares educativos como apoio ao ensino da matemática. Oliveira (2001) destaca que os softwares educativos são criados para atender necessidades específicas de conteúdos educacionais, dessa forma, favorecem o processo de aprendizagem, pois eles podem despertam o interesse dos estudantes pela busca de novos conhecimentos. A experiência apresentada neste resumo é fruto de observações recolhidas durante a aplicação de uma atividade prática envolvendo um software educativo em uma turma de ensino fundamental, na disciplina de Matemática, de uma escola particular de Leopoldina/MG. Com o intuito de reforçar a aprendizagem de Frações, um grupo de alunos testou e validou um recurso educacional digital do tipo jogo, denominado Fracionando, voltado para a Educação matemática, mais especificamente, no que se refere à construção de saberes de Frações. O conteúdo de Frações, geralmente abordado no 6º do Ensino Fundamental I e II é pouco explorado pelos professores devido ao ementário da disciplina, logo, a utilização de softwares educativos, como o Fracionando, apresenta como alternativa de estimular a aprendizagem, perfazendo além das técnicas tradicionais de ensinar. Ao todo, 15 alunos da 6ª série de uma escola participar de Leopoldina, Minas Gerais, participaram da validação. Ao longo de duas aulas, os alunos puderam acessar, jogar, brincar e testar os seus conhecimentos sobre os tipos de Frações existentes.  O objetivo principal da atividade era a imersão dos alunos, em um ambiente digital, na solução de questões envolvendo metades, terços, quartos, componentes essenciais das frações de uma lúdica e motivadora. Após a explanação da importância do recurso educacional por parte do professor regente da disciplina, os alunos puderam conhecer um pouco mais da mecânica do jogo. As questões apresentadas durante a execução do Jogo Fracionado estimularam mentalmente os alunos a repensarem. Toda a dinâmica foi pensada para que a absorção do conteúdo fosse otimizada, assim, os exercícios eram desafiadores na medida certa, sempre propiciando o avanço nos estudos e a recompensa do conhecimento, por meio da pontuação. De maneira geral, os alunos durante a prática de teste e validação, disseram que o jogo “é legal, pois contribuiu para o meu aprendizado”; “serviu como recurso extra, além dos livros”; “possibilitou a identificação das frações”; “foi até fácil aprender por meio desse jogo”; e, por fim, “todos os professores poderiam fazer o uso de jogos”. Nota-se que o recurso educacional Fracionando proporcionou novas descobertas e experiências para os alunos participantes por ser uma ferramenta lúdica, interativa, com conteúdos que remetem o ensino de frações. Por fim, Gomes et al (2002) alerta que a escolha de softwares educativos e seu uso, dependem de como essas tecnologias serão utilizadas em sala de aula e dos objetivos do professor em relação aos estudos de determinados conceitos. Nesse sentido, o professor deve identificar as principais dificuldades dos estudantes em relação aos conteúdos ministrados e buscar, nos softwares educativos, uma forma diferenciada para validar a aprendizagem dos conceitos matemáticos a serem transmitidos.


Palavras-chave


Fracionando; Matemática; Softwares educativos