Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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ADAPTAÇÃO E APLICAÇÃO DA METODOLOGIA NET PROMOTER SCORE (NPS) EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES): Estudo baseado na avaliação institucional interna dos alunos da Faculdade Governador Ozanam Coelho – FAGOC
Felipe Batista Rufino, João Paulo Ciribeli

Última alteração: 2018-10-11

Resumo


O NPS é uma metodologia, que vem sendo utilizada por diversas empresas, para medir o grau de satisfação e lealdade de seus clientes. Entretanto a sua aplicabilidade em instituições educacionais ainda é pouco conhecida na produção científica. O objetivo do estudo constitui em identificar o índice NPS institucional, por curso, e dos professores da FAGOC, e analisar os resultados levando-se em consideração os segmentos dos respondentes em promotores, detratores e neutros. Em relação à metodologia utilizou-se a pesquisa aplicada, exploratória, descritiva, bibliográfica e estudo de caso instrumental. Para realizar a pesquisa, elaborou-se um questionário contendo 16 perguntas fechadas e utilizou-se a escala numérica de 0 a 10. Dessas 16 perguntas, 13 foram adaptadas, as outras 3 seguem a lógica do método. Para o tratamento das questões dissertativas, utilizou-se o software Iramuteq (Interface de R pour lês Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). Com base nos resultados concluiu-se que, o NPS institucional foi de 34%, classificando a instituição na Zona de Aperfeiçoamento. Em relação ao curso, considerou-se a média geral dos onze cursos, e o NPS foi de 41%, classificando-os na Zona de Aperfeiçoamento. Quanto aos professores, considerou-se a média geral de todo corpo docente, obtendo um NPS de 46%, e classificando-os também na Zona de Aperfeiçoamento.


Palavras-chave


NPS; Satisfação; Lealdade; FAGOC.