Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERÊNCIA: VIVENCIANDO A PARTICIPAÇÃO POPULAR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Maria Augusta Coutinho de Andrade Oliveira, France Araujo Coelho, Rodrigo de Barros Freitas, Ildiane Aparecida Gonçalves, Filipe Moreira de Andrade

Última alteração: 2018-10-10

Resumo


RELATO DE EXPERÊNCIA: VIVENCIANDO A PARTICIPAÇÃO POPULAR NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

Maria Augusta Coutinho de Andrade Oliveira1,France Araújo Coelho1, Rodrigo de Barros Freitas1,Ildiane Aparecida Gonçalves2, Filipe Moreira de Andrade1,

1Professor do curso de graduação em Medicina da FAGOC

2Acadêmico de Medicina da FAGOC.

 

RESUMO

Período de realização: Este estudo realizou-se no dia 12 de abril de 2017 no município de Ubá-MG. Objeto da experiência: O cenário deste estudo foi a reunião plenária do Conselho Municipal de Saúde com a participação dos acadêmicos do 2º período  de Medicina, da FAGOC.Objetivo: relatar a experiência sobre uma vivência prática na realidade do Sistema Único de Saúde-SUS. Método: relato de experiência de uma vivência prática por acadêmicos do 2º período de Medicina, na realidade do SUS, onde durante a reunião plenária do Conselho Municipal de Saúde, em abril  de 2017, na cidade de Ubá-MG, foi apresentado, por uma das acadêmicas, um Projeto de Pesquisa intitulado “Integralidade no cuidado Pré-natal sob a perspectiva de puérperas do município de Ubá-MG”. Resultados: O que podemos contemplar nas graduações na área da saúde é que esta não é formada para compreender o SUS. Através de um contato mais próximo com a realidade podemos amenizar as barreiras entre as faculdades e a inserção dos alunos no âmbito do SUS, contribuindo para uma maior mobilização social. Análise Crítica: Percebeu-se que os acadêmicos mostraram-se admirados da importância e necessidade de se ter um Conselho Municipal de Saúde atuante para a garantia do direito à saúde previstos na Constituição Federal, mas decepcionados pela pouca participação da comunidade. Conclusão: Acredita-se que esta vivência possa contribuir para uma melhor formação técnica, científica e política dos acadêmicos, na visão transdisciplinar e intersetorial, reconhecendo a importância da participação popular para a efetivação das políticas públicas de saúde; formando profissionais da saúde mais conscientes e conhecedores do modelo assistencial no qual estarão inseridos.

Palavras-chave: Participação Popular. Integralidade. Formação em saúde.

 

 

 


Palavras-chave


Participação Popular. Integralidade. Formação em saúde.

Referências


ASSIS, M. M. A.; JESUS, W. L. A. Acesso aos serviços de saúde: abordagens, conceitos, políticas e modelo de análise. Ciênc. saúde coletiva, 2012; 17(11):2865-2875.

 

BATISTA, K. B. C.; GONÇALVES, O. S. J. Formação dos profissionais de saúde para o SUS: significado e cuidado. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 20, n. 4, 2011.

 

BRASIL. Lei n° 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1990.

 

COELHO, J. S. Construindo a participação social no SUS: um constante repensar em busca de equidade e transformação. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 21, supl. 1, 2012.

 

FILHO, N. A. Nunca fomos Flexnerianos: Anísio Teixeira e a educação superior em saúde no Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 30, n. 12, 2014.

 

ROLIM, L. B. et al. Participação popular e o controle social como diretriz do SUS: uma revisão narrativa. Saúde debate, Rio de Janeiro, v. 37, n. 96, jan./mar. 2013.