Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

Tamanho da fonte: 
ARTE/LUDOTERAPIA PARA CRIANÇAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO: UMA INICIATIVA DO PROJETO DE EXTENSÃO “DEMANDAS ESCOLARES”
Gabriela Silveira Meireles

Última alteração: 2018-10-10

Resumo


Objetivo Geral: Atender às demandas e necessidades no que se refere às relações entre ensino e aprendizagem pelas escolas públicas estaduais de Ubá/MG, tendo como foco as múltiplas dimensões da produção do fracasso escolar (pedagógica, psicológica, social, econômica, política, etc), bem como as questões atuais presentes no contexto escolar e que também interferem nessa relação (violência/bullying, sexualidade, inclusão, drogas, dificuldades na alfabetização, relações familiares complexas, deficiências e síndromes específicas). Objetivo específico: Atender semanalmente em um Grupo de Arte/ludoterapia crianças que tenham alguma necessidade relacionada à aprendizagem, tendo sido estas encaminhadas por alguma das escolas parceiras (aquelas com as quais já estabelecemos parceria de estágio e com as quais já temos realizado um trabalho mais efetivo e constante). Materiais e Métodos: Utilizamos neste trabalho principalmente as atividades mais lúdicas, envolvendo jogos, brincadeiras, dança, música, teatro, contação de histórias, pintura, etc, para trabalharmos os conteúdos formais de leitura, escrita e números. Resultados e Discussão: Entendemos que essa forma mais leve, lúdica e divertida de aprender, aliada à convivência grupal, contribuirá para o aumento da autoestima dos alunos envolvidos no Projeto, bem como para o desenvolvimento das habilidades necessárias para o progresso de que necessitam para acompanhar o processo de escolarização formal.


Palavras-chave


Psicologia; Aprendizagem; Arte/ludoterapia

Referências


ACOMPORA, Bianca; ACAMPORA, Beatriz. Intervenções psicopedagógicas com práticas de ludoterapia e arteterapia. Rio de Janeiro: Wak, 2016.

 

SMITH, Corinne; STRICK, Lisa (Ors). Dificuldades de aprendizagem de a-z: guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: Penso, 2002.