Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

Tamanho da fonte: 
PROPOSTA DE EXTENSÃO DA LINGUAGEM OCL ENVOLVENDO DISTÂNCIA ENTRE ELEMENTOS GEOGRÁFICOS
Vinícius Garcia SPERANDIO, Sergio Murilo Stempliuc, Lucas Fouraux Dorigueto

Última alteração: 2018-10-17

Resumo


O objetivo geral consiste em propor uma extensão da linguagem OCL que permita descrever restrições de distâncias entre objetos geográficos de modo simples durante a fase de modelagem do esquema conceitual de um banco de dados geográfico.

Quanto a metodologia, classifica-se como uma pesquisa bibliográfica, com a finalidade de encontrar os estudos com maior relevância na literatura sobre o tema OCL e objetos geográficos. Após a seleção dos trabalhos, foi feita uma análise do método disposto por cada autor em formular uma expressão OCL para objetos geográficos e posteriormente a sintetização das ideologias com o intuito de descobrir um padrão entre elas.

Com base no padrão encontrado, foi feito um estudo para elaborar uma simplificação na forma de estruturar as expressões e os pré-requisitos gráficos no esquema conceitual. Por exemplo, alguns autores veem a necessidade em inserir um relacionamento do tipo Disjoint entre os objetos geográficos no esquema conceitual, para indicar e ter o direito de usar a função de distância na expressão OCL.

Como resultado foi feita uma simplificação na estrutura da expressão OCL que representa a distância entre objetos geográficos, fazendo com que ela se aproxime ainda mais da linguagem natural. Além disso, foi removido qualquer tipo de pré-requisito gráfico no esquema conceitual, permitindo reduzir a complexidade de sua interpretação, não existindo relacionamentos irrelevantes.


Palavras-chave


Banco de Dados Geográficos; OCL; Esquema Conceitual.