Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

Tamanho da fonte: 
GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE CÓDIGO PL/SQL EM BANCO DE DADOS GEOGRÁFICOS A PARTIR DE RESTRIÇÕES OCL ESPECIFICADAS PELO PROJETISTA COM BASE EM AREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE
Vinícius Garcia SPERANDIO, Sergio Murilo Stempliuc, Lucas Fouraux Dorigueto

Última alteração: 2018-10-17

Resumo


O objetivo geral consiste na implementação de um Autômato Finito Determinístico (AFD) na ferramenta CASE Enterprise Architect para geração automática de código PL/SQL para o Sistema Gerenciador de Bancos de Dados (SGBD) Oracle a partir de expressões OCL inseridas no modelo conceitual.

Quanto a metodologia classifica-se como pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Como SGBD, foi utilizado o Oracle 11g, visto que é utilizada a biografia de fácil acesso para o desenvolvimento da pesquisa. A ferramenta de desenvolvimento de software Visual Studio Enterprise 2015 foi utilizada para estender o plugin que será incorporado na ferramenta Enterprise Architect Edição Corporativa versão 12.1, considerando que ela permite a utilização da biblioteca Interop.EA, biblioteca especifica para manipulação de elementos e atributos da ferramenta CASE Enterprise Architect.

Portanto, nesse trabalho foi implementado um autômato capaz de fazer o reconhecimento, a validação léxica e sintática de expressões OCL que tenham como tema o 4° art. do Código Florestal. O AFD tem como entrada as restrições de integridade em forma de expressões OCL e a medida que os estados do AFD vão sendo percorridos, são gerados trechos de código PL/SQL.

Caso o autômato consiga chegar a seu estado final, provando que a expressão não possui erros, os trechos de código PL/SQL são organizados de modo a formar um gatilho correspondente a expressão de entrada. Caso contrário, todos os trechos de código gerados durante a execução do autômato serão invalidados e descartados.

Como resultado foi feita uma extensão do plugin OCLtoSQL, que agora além de fazer as gerações automáticas dos gatilhos responsáveis pelas restrições de integridade topológica dos dados geográficos, também faz a geração de gatilhos que representem as restrições de integridade especificadas pelo projetista. Este trabalho teve como propósito auxiliar na modelagem dos dados geográficos e na geração automática de código PL/SQL a partir das expressões OCL fornecidas pelo projetista que tivessem como tema o 4 art. do código florestal. Desse modo, a automatização do processo evita erros de escrita dos códigos, fazendo com que o esforço e tempo gasto na geração das restrições seja reduzido de forma considerável, permitindo que o projetista dê mais atenção aos demais aspectos do projeto.


Palavras-chave


Banco de Dados Geográficos; GeoProfile; Área de Preservação Permanente; Gatillhos; Enterprise Architect.