Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

Tamanho da fonte: 
GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE CÓDIGO FONTE SQL E PL/SQL PARA SISTEMAS GERENCIADORES DE BANCO DE DADOS MYSQL, SQL SERVER, ORACLE, IBM DB2 E POSTGRESQL
Lucas Fouraux Dorigueto, Sergio Murilo Stempliuc, Vinícius Garcia Sperandio

Última alteração: 2018-10-11

Resumo


O objetivo geral deste trabalho foi aperfeiçoar a geração automática de código fonte SQL e PL/SQL para os Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs) MySQL, PostgreSQL, Oracle, IBM DB2 e SQL Server, a partir da ferramenta Enterprise Architect, utilizando a arquitetura MDA juntamente com o perfil UML GeoProfile.

A metodologia classifica-se como de pesquisa bibliográfica e análise do funcionamento de cada linguagem dos SGBDs mencionados anteriormente. Por ser uma continuação de outro trabalho, os SGBDs e as ferramentas utilizadas são as mesmas, tendo como alteração somente as versões dos softwares utilizados.

Foi constatado que os avanços alcançados nos trabalhos anteriores não eram capazes de abranger todos os casos possíveis de testes que poderiam ser efetuados com o perfil UML GeoProfile, uma vez que o plugin OCLtoSQL apenas gerava os gatilhos para verificar a integridade topológica e os tipos de dados na primeira classe do relacionamento, e que tais gatilhos somente funcionavam em relacionamentos com cardinalidade 1 para N. Com isso, foi feito um levantamento das principais características que deveriam ser implementadas de acordo com o estado atual da ferramenta.

Após esta análise, foi adicionada na ferramenta a geração automática de gatilhos capaz de garantir que o tipo de dado especificado na segunda classe do relacionamento também será respeitado no nível físico do banco de dados. Além disso, foi adicionada a geração de gatilhos que suportem as cardinalidades 1 para 1 e N para N.

Para possibilitar uma melhora na manutenção do código, foi feito um esforço para que a geração automática dos gatilhos fosse padronizada, para que mesmo SGBDs diferentes tenham um alto nível de similaridade através de, na maioria das vezes, um mesmo fluxo de raciocínio lógico.

Como resultado, o plugin OCLtoSQL passa suportar a geração automática de código fonte SQL e PL/SQL de mais características especificadas no perfil UML GeoProfile, o que garante ao projetista um ganho significativo de produtividade e preservação da qualidade dos dados que serão inseridos no banco de dados.

Palavras-chave


Bancos de Dados Geográficos; GeoProfile; MDA; Enterprise Architect; Gatilhos.