Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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O USO DE BRINQUEDOS ELETRÔNICOS PELOS ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL CAPITÃO ANTÔNIO PINTO DE MIRANDA: As vantagens e desvantagens de sua utilização.
Joas Weslei Baia, Júlia BERALDO, Lais ARRUDA

Última alteração: 2018-10-21

Resumo


Introdução: O período que vivenciamos é marcado pela utilização de equipamentos tecnológicos, percebe-se o quanto os alunos são capazes de compreender as tecnologias, mas não possuem a coordenação motora para amarrar os próprios sapatos. Embora ainda não exista um consenso entre os especialistas, alguns mostram as consequências que esses podem trazer para as crianças, quando em contato exaustivo com estas (SANTOS, 2015). Thomaz (2009) assevera que a tecnologia está presente na maioria dos momentos, principalmente na escola, esta é capaz de fazer com que os alunos e professores fiquem atualizados com o que acontece no cotidiano. Mas além de facilitar na transmissão de informação, a tecnologia quando utilizada de forma correta torna-se uma ferramenta eficiente para facilitar o desenvolvimento pessoal, profissional e social de cada um que a utiliza. Objetivo: Identificar os tipos de brinquedos utilizados pelas crianças e verificar para cada tipo quais as vantagens e desvantagens que possuem. Metodologia: Foi utilizada a metodologia de questionários, que consistiu no ato de aplicar algumas questões para os alunos e professores do quinto ano da Escola Estadual Capitão Antônio Pinto de Miranda. A partir dessa coleta de dados subsidiada pela aplicação desse questionário foram identificadas as vantagens e desvantagens que essa população está condicionada, é portanto, uma pesquisa qualitativa. Resultado e Discussão: Após a análise dos questionários observou-se que 40,74 %, utilizam na maioria das vezes no seu dia-a-dia os brinquedos manuais como bola, boneca, tinta entre várias outras coisas. Evidencia-se que o celular é utilizado como um brinquedo por 30,86% dos alunos observados. Cerca de 50,61% dos alunos afirmam que utilizam brinquedos eletrônicos no seu cotidiano. Logo, verifica-se, que mais da metade dos alunos, ou seja, 66,67% preferem os brinquedos digitais, o que é preocupante, pois, essa preferência pode trazer uma grande defasagem no conhecimento das crianças; já que segundo Paiva (2016) brinquedos eletrônicos tendem a desencorajar as crianças afetando o desenvolvimento das mesmas em várias áreas.  Após a aplicação do questionário aos professores, verifica-se que todos os respondentes acreditam que os brinquedos eletrônicos são os mais utilizados pelos alunos e ainda, que este possuem vantagens para os alunos, porém o número de desvantagens é maior pois podem causar obesidade, descontrole emocional, atrapalha o desenvolvimento quando incluído precocemente no cotidiano do aluno e ainda limita a socialização  dos mesmo, o que não é rentável. Conclusão: A utilização dos brinquedos eletrônicos e manuais está intimamente ligada ao cotidiano dos alunos em vários contextos, como na escola, na rua ou em casa. Estes ainda são responsáveis pelo desenvolvimento das crianças, quando utilizados na maneira correta e dentro de seus limites, ou podem ser prejudiciais ao desenvolvimento da criança quando utilizado de forma errônea, ou seja, quando é utilizado em excesso, principalmente em crianças. Após a análise dos questionários foi possível observar que a maiorias dos alunos entrevistados possuem grande contato com os brinquedos eletrônicos e os que não possuem tem a vontade de ter contato com os mesmos; Entretanto, pode se perceber ainda que a maioria dos alunos entrevistados possuem um contato misto em relação aos brinquedos, ou seja, utilizam tanto brinquedos eletrônicos quanto manuais. Contudo, é possível verificar que apesar do uso intenso das grandes tecnologias ainda existem crianças que utilizam os brinquedos manuais como a velha bicicleta e a bola, pois os mesmos trabalham várias partes do desenvolvimento corporal desde os mais simples até os mais complexos. Os resultados obtidos estão de acordo com o objetivo almejado. Conclui-se, portanto, que os brinquedos mais utilizados pelos alunos do quinto ano da Escola Estadual Capitão Antônio Pinto de Miranda são os brinquedos eletrônicos. Além disso, pode-se inferir que o fato da porcentagem de alunos que usam brinquedos tradicionais ser expressiva não indica que eles não têm interesse pelos eletrônicos. A questão social e econômica também indica que se os eletrônicos fossem mais acessíveis eles os usariam mais. Por exemplo, um vídeo game Microsoft Xbox One X custa aproximadamente quatro salários mínimos e cada jogo custa o equivalente a um sexto do salário mínimo.  Portanto, a questão do uso dos brinquedos que auxiliam no desenvolvimento da criança envolve o comportamento dos educadores e familiares, cabe a escola e a família nutrir o uso dos brinquedos que mais trazem benefícios para as crianças. No entanto, não é pretensão deste trabalho esgotar o tema aqui, deixando a possibilidade para outras pesquisas continuarem investigando o tema.

PALAVRAS-CHAVE: brincar; lúdico; educação; eletrônicos.


Palavras-chave


brincar; lúdico; educação; eletrônicos.

Referências


PAIVA, Thais. Brinquedos eletrônicos desestimulam desenvolvimento da linguagem. Carta educação. Disponível em: <https://goo.gl/AJn7G9>. Acesso em:02 de set. de 2017.

SANTOS, Jocelaine. Uso de tecnologia por crianças: benefício ou perda da infância? Sempre família, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/2zeUXf>. Acesso em: 11 de jul. de 2017.

THOMAZ, Jaime Roberto. Informática na educação, os prós e os contras sobre seu uso. Web artigos. Disponível em:  <https://goo.gl/hmqJ7g>. Acesso em: 17 de jul. de 2017.