Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, VOL III (2018)

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FORMAÇÃO E PERCEPÇÃO DO PROFISSIONAL MÉDICO SOBRE SAÚDE PÚBLICA
Maria Augusta Coutinho de Andrade Oliveira, Alexandra Roberta da Cruz, Kamilla Milione Nogueira Reis, Wellington Segheto Segheto, Alex Fabrício de Oliveira, Andressa Antunes Prado de França, José de Alencar Ribeiro Neto, France Araujo Coelho

Última alteração: 2018-10-10

Resumo


Alexandra Roberta da Cruz¹, Kamilla Milione Nogueira Reis¹, Wellington Segheto2, Alex Fabrício de Oliveira2, Andressa Antunes Prado de França2, José de Alencar Ribeiro Neto2, Maria Augusta Coutinho de Andrade  Oliveira², France Araújo Coelho2.

1Professor do curso de graduação em Medicina da FAGOC

2Acadêmico de Medicina da FAGOC

 

RESUMO

Introdução: A educação médica passa por modificações na doutrina e na prática da formação profissional, conectada à contemporaneidade do mundo globalizado. O ensino médico vem sendo objeto de estudos, pesquisas e formulações novas, influenciado por aspectos políticos, didático-pedagógicos, culturais e comunitários relacionados às mudanças nos sistemas e serviços de saúde. No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), aumenta o interesse de diferentes sujeitos em relação ao ensino médico, devido a esses aspectos. Objetivou-se abordar a formação e a percepção do profissional médico tendo como referência o seu preparo para atuação, frente ao conhecimento adquirido durante a sua graduação com relação a disciplina de Saúde Pública. Metodologia: O estudo trata-se de uma conduta metodológica, de revisão sistemática da literatura, por uma abordagem de análise qualitativa, sendo feito para a viabilização do trabalho uma análise da produção bibliográfica sobre a temática, através do levantamento e consultas de artigos científicos já publicados, procurando-se captar a totalidade de artigos que abordassem a formação médica para o Sistema Único de Saúde (SUS). Resultados:Obteve-se desta busca 12 artigos, que constituem a amostra deste estudo. Conclusão:A análise dos artigos sugere efetivar a integração ensino-aprendizagem da Medicina com os serviços de saúde e a participação de organizações da comunidade. Isto parece constituir um desafio central nessa busca pela mudança da formação médica.

Descritores: Ensino, medicina, saúde pública, Sistema Único de Saúde.

 


Palavras-chave


Ensino, medicina, saúde pública, Sistema Único de Saúde.

Referências


Referências

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