Última alteração: 2018-10-10
Resumo
Alexandra Roberta da Cruz¹, Kamilla Milione Nogueira Reis¹, Wellington Segheto2, Alex Fabrício de Oliveira2, Andressa Antunes Prado de França2, José de Alencar Ribeiro Neto2, Maria Augusta Coutinho de Andrade Oliveira², France Araújo Coelho2.
1Professor do curso de graduação em Medicina da FAGOC
2Acadêmico de Medicina da FAGOC
RESUMO
Introdução: A educação médica passa por modificações na doutrina e na prática da formação profissional, conectada à contemporaneidade do mundo globalizado. O ensino médico vem sendo objeto de estudos, pesquisas e formulações novas, influenciado por aspectos políticos, didático-pedagógicos, culturais e comunitários relacionados às mudanças nos sistemas e serviços de saúde. No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), aumenta o interesse de diferentes sujeitos em relação ao ensino médico, devido a esses aspectos. Objetivou-se abordar a formação e a percepção do profissional médico tendo como referência o seu preparo para atuação, frente ao conhecimento adquirido durante a sua graduação com relação a disciplina de Saúde Pública. Metodologia: O estudo trata-se de uma conduta metodológica, de revisão sistemática da literatura, por uma abordagem de análise qualitativa, sendo feito para a viabilização do trabalho uma análise da produção bibliográfica sobre a temática, através do levantamento e consultas de artigos científicos já publicados, procurando-se captar a totalidade de artigos que abordassem a formação médica para o Sistema Único de Saúde (SUS). Resultados:Obteve-se desta busca 12 artigos, que constituem a amostra deste estudo. Conclusão:A análise dos artigos sugere efetivar a integração ensino-aprendizagem da Medicina com os serviços de saúde e a participação de organizações da comunidade. Isto parece constituir um desafio central nessa busca pela mudança da formação médica.
Descritores: Ensino, medicina, saúde pública, Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave
Referências
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