Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, II MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS EM ODONTOLOGIA DO UNIFAGOC

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ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E CONHECIMENTO DE HIGIENE ORAL DOS DISCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PARTICULAR
Thiago Da Silva Santos Malta, Samira Ricardo Pinheiro Oliveira e Souza, João Paulo Ciribeli

Última alteração: 2022-12-03

Resumo


Introdução: Consideramos de suma importância que a população tenha acesso a devida informação e a propague da forma correta para os seus próximos. Objetivo: Avaliar o comportamento dos discentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES) em relação às práticas cotidianas de higiene bucal. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, bibliográfica e estudo de caso, onde foram inquiridos 247 universitários por um questionário estruturado com 17 perguntas divididas em 03 eixos, sendo: DADOS DEMOGRÁFICOS, REALIDADE SOBRE A HIGIENE BUCAL e CONHECIMENTO SOBRE HIGIENE BUCAL. Resultados e Discussão: Dos 247 inquiridos, 88 (35,60%) não utiliza o fio dental todos os dias, seguido de 60 (24,30%) que utilizam apenas 1x por dia. Este fato é preocupante, pois apenas a escovação não higieniza completamente os dentes, deixando as faces proximais propensas para o desenvolvimento de cárie, que muitas vezes não são percebidas no exame visual. Conclusão: O estudo retrata a necessidade de realização de atividades de educação em saúde bucal no ambiente acadêmico para o fortalecimento dos conhecimentos, desmistificação de conceitos básicos em relação às doenças bucais, orientação para a higienização da cavidade oral e importância da visita periódica ao dentista.

Palavras-chave: Saúde Bucal. Estudantes. Educação em saúde.


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