Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol. I (2017)

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EVASÃO DE ALUNOS NO ENSINO MÉDIO: o caso da Escola Estadual Raul Soares de Ubá-MG
Tatiana Costa Coelho, Júlia Beraldo, Wendenéia Guedes, Júlia Nogueira, Isabella Soares, Adriana Vieira Molica, Eraldo Teixeira, Claudia Sarmento Condé

Última alteração: 2017-05-08

Resumo


Este artigo aborda um dos principais problemas da educação brasileira no ensino médio, a evasão de alunos. De acordo com a síntese de indicadores sociais, divulgada em 2010 pelo IBGE, o Brasil tem a maior taxa de abandono escolar no ensino médio entre os países do Mercosul. Segundo a pesquisa, 1 em cada 10 alunos entre 15 e 17 anos deixa de estudar nessa fase. Segundo o site infoescola, em 2007, 4,8% dos alunos matriculados no Ensino Fundamental abandonaram a escola. Embora o índice pareça pequeno, corresponde a quase um milhão e meio de alunos. No mesmo ano, 13,2% dos alunos que cursavam o Ensino Médio abandonaram a escola, o que corresponde a pouco mais de um milhão de alunos. Muitos desses alunos retornarão à escola, mas em uma incômoda condição de defasagem idade/série, o que pode causar conflitos e possivelmente nova evasão. Diante dessas informações, questiona-se: quais as principais causas que contribuem para a de evasão escolar? Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo verificar os principais motivos que impulsionam a evasão escolar de acordo com a visão da direção da Escola Estadual Raul Soares

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