Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol. I (2017)

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TÉCNICAS LÚDICAS NO PROCESSO PEDAGÓGICO: um estudo de caso da creche Dulcinéia Serrato – Ubá/MG
Tatiana Costa Coelho, Naira Costa, Gabriela Pacienza, Lidiana Rezende, Raphael Moreira, Nathália Alves, Adriana Vieira Molica, Claudia Sarmento Condé, Eraldo Teixeira

Última alteração: 2017-05-08

Resumo


A infância é a etapa da vida onde o que mais se faz é brincar, então é importante que as brincadeiras façam parte das atividades aplicadas pelo educador, para atrair a atenção e o interesse dos alunos. Segundo Piaget (1971), o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ela precisa brincar para crescer. “É por meio do universo lúdico que a criança se satisfaz, realiza seus desejos e explora o mundo ao seu redor, tornando importante proporcionar às crianças atividades que promovam e estimulem seu desenvolvimento global, considerando os aspectos da linguagem, do cognitivo, afetivo, social e motor. Deste modo o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento global do ser humano, auxiliando na aprendizagem e facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.” Por meio da criatividade, as crianças podem demonstrar o que sentem, o que vivem e transformar a sua própria realidade. A educação lúdica pode contribuir na qualidade do ensino, formando cidadãos críticos, com valores definidos e posteriormente na melhoria do convívio social. Percebe-se que as brincadeiras que envolvem a ludicidade potencializam nas crianças as habilidades motoras e cognitivas. Esse processo identifica as facilidades e as dificuldades dos alunos na interação e aprendizagem. Diante do exposto pode-se questionar: até que ponto as atividades lúdicas na creche Dulcinéia Serrato influenciam no processo pedagógico infantil? A pesquisa tem como objetivo analisar as técnicas lúdicas utilizadas e suas implicações no ensino.

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