Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol. I (2017)

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“EDUCAÇÃO INCLUSIVA” PARA QUEM? Desafios e perspectivas
Tatiana Costa Coelho, Carolina Gonçalves Baldez, Laís Arruda Gandra, Gustavo Magaton de Paula, Raquel Lúcia Barnabé, Adriana Maria Vieira Molica, Eraldo Teixeira, Claudia Condé, Lara Pinheiro de Paula

Última alteração: 2018-02-01

Resumo


Segundo a L.D.B – lei 9.394/96, em seu artigo 29º, a educação infantil é definida como: “ (…) primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”, Período compreendido entre zero a cinco anos de idade. Durante grande parte do século XX, a educação especial passou por inúmeras transformações impulsionadas por grandes movimentos sociais que reivindicavam igualdade, a superação de barreiras e preconceitos e os grandes desafios necessários para cumprir com a exigência da sociedade de inclusão dessas crianças com deficiência. Aos poucos, a educação regular buscou se adequar para tornar possível. Diante dessas informações, questiona-se: até que ponto as escolas infantis estão preparadas para receber alunos portadores de necessidades especiais? O quanto se avançou? Quanto mais é necessário para uma inclusão plena? O objetivo da pesquisa é analisar o contexto das escolas de educação infantil, em geral, para recepção, prestação de serviços especializados e cuidados aos alunos com necessidades especiais, tendo em vista o método de educação inclusiva dentro de seus conceitos e deveres previstos em Leis, criando assim não somente uma inclusão escolar, mas sim uma inclusão plena, para a vida.

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