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“EDUCAÇÃO INCLUSIVA” PARA QUEM? Desafios e perspectivas
Última alteração: 2018-02-01
Resumo
Segundo a L.D.B – lei 9.394/96, em seu artigo 29º, a educação infantil é definida como: “ (…) primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”, Período compreendido entre zero a cinco anos de idade. Durante grande parte do século XX, a educação especial passou por inúmeras transformações impulsionadas por grandes movimentos sociais que reivindicavam igualdade, a superação de barreiras e preconceitos e os grandes desafios necessários para cumprir com a exigência da sociedade de inclusão dessas crianças com deficiência. Aos poucos, a educação regular buscou se adequar para tornar possível. Diante dessas informações, questiona-se: até que ponto as escolas infantis estão preparadas para receber alunos portadores de necessidades especiais? O quanto se avançou? Quanto mais é necessário para uma inclusão plena? O objetivo da pesquisa é analisar o contexto das escolas de educação infantil, em geral, para recepção, prestação de serviços especializados e cuidados aos alunos com necessidades especiais, tendo em vista o método de educação inclusiva dentro de seus conceitos e deveres previstos em Leis, criando assim não somente uma inclusão escolar, mas sim uma inclusão plena, para a vida.
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