Sistema Eletrónico de Administração de Conferências, Vol. I (2017)

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UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: o caso da escola Pio XI
Tatiana Costa Coelho, Camila Silveira, Gabriela Santos, Eraldo Teixeira, Adriana Vieira Molica, Claudia M. Sarmento Condé

Última alteração: 2018-02-01

Resumo


Alfabetizar também é um processo político, que promove a cidadania, a autonomia, oferece condições aos alunos de construírem sua bagagem num contexto mais amplo, sendo refletido e aprendido pela complexibilidade das interações múltiplas. A educação tem um papel efetivo do ponto de vista pedagógico, que garante às crianças aprendizagem de novas formas, pois desde pequenos estão centrados em um mundo com muitas informações novas de expressão e, como toda criança, têm interesse e curiosidades sobre todas as coisas. Essa etapa da educação básica tem o papel fundamental no processo de ensino da leitura e da escrita, pois trata-se da construção do conhecimento referente à infância, portanto não pode ser ignorado pela escola. Diante dos fatos, questiona-se: quais as principais limitações no processo de alfabetização na escola? O objetivo desta pesquisa é, portanto, analisar os problemas e desafios na sala de aula.

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